“EU QUERO MEU CELULAR”: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil. Criança. Neurociência. Tecnologias digitais.
Na atualidade, observa-se o uso constante e precoce das tecnologias digitais na primeira infância. O excesso de uso de telas tem sido apontado pela literatura especializada, em especial pelos estudos neurocientíficos, como algo prejudicial ao desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho tem por objetivo investigar quais são as influências das tecnologias digitais na adaptação inicial da criança na Educação Infantil, observando seus comportamentos e seus processos de aprendizagem ligados à memória e atenção. Tem-se como objetivo geral observar e analisar o comportamento das crianças ao adentrar na Educação Infantil e suas interrelações com as tecnologias digitais. Nossos objetivos específicos são os seguintes: 1) utilizar conhecimentos da neurociência para compreender o cérebro da criança e o uso das tecnologias digitais; 2) discutir a atuação do professor como facilitador da aprendizagem, com base na neurociência; 3) analisar como os pais e responsáveis entendem e tratam a relação das crianças com as tecnologias digitais. Para atingir os objetivos, primeiramente, propõe-se uma revisão da literatura para entender, com base na neurociência, como o cérebro aprende e quais as suas possíveis modificações com o uso das tecnologias digitais. Em seguida, realizar-se-á uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, observando os sujeitos da pesquisa durante dois meses, sendo um no início do primeiro semestre e o outro no início do segundo semestre, empregando ferramentas de coleta e análise de dados etnográficos. Para a coleta de dados, utilizar-se-á técnicas etnográficas de observação de duas turmas do 1º período da Educação Infantil, entrevistas com as famílias para investigar como está sendo o uso das tecnologias no ambiente familiar e quem participa da interação criança-tela. As professoras também serão entrevistadas para verificar como elas compreendem e percebem as influências do uso precoce de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Empregar-se-á, igualmente, um diário de pesquisa que contribuirá com a análise interpretativa dos dados. Espera-se que, a metodologia adotada possa articular a pesquisa neurocientífica com as ferramentas etnográficas para a produção do conhecimento baseado em evidências científicas. A pesquisa se justifica pelo potencial de contribuição para levantamento dos impactos causados pelo uso precoce das tecnologias digitais em crianças.