NEUROCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO
Neurociência; Formação continuada; prática docente; Netnografia.
A neurociência é um campo que possibilita a compreensão da estrutura cerebral, bem como inúmeros aspectos envoltos e/ou relacionados a essa estrutura, como as noções de mente e consciência, por exemplo. De maneira geral, vem sendo vinculada à educação, principalmente por discutir caminhos possíveis de aprendizagem, como ela acontece e de que forma o cérebro vai se modificando a partir das influências do meio. Esse trabalho fundamenta seus questionamentos na busca por respostas sobre a presença da neurociência nos cursos de graduação e pós-graduação no estado de Minas Gerais, e sobre perspectivas analisadas a partir da conclusão de um curso de especialização em Neurociência. A nossa intenção é entender e refletir – tanto com base na produção científica sobre o assunto como a partir dos dados que serão coletados – sobre os conhecimentos adquiridos na formação inicial e durante a prática pedagógica, analisando de que forma se chega e se busca respostas na neurociência. Essa pesquisa foi delineada a partir da coleta de dados por meio da utilização da Netnografia, assim como relato de um curso de especialização no campo abordado. Nota-se com esse estudo que a popularização da Neurociência se faz emergente uma vez que além de não ter sua importância refletida no campo educacional, também aparece vinculada a promessas errôneas. É preciso uma ampliação de pesquisas e discussões sobre a Neurociência.