LEITURA LITERÁRIA NA ALFABETIZAÇÃO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS ESTRATÉGIAS E AS FASES DE LEITURA
Estratégias de leitura. Leitura literária. Fases da leitura. Alfabetização.
Partimos da premissa de que a leitura é um processo permanente de interação entre leitor e texto, em que os sujeitos se apoiam tanto em determinadas finalidades que guiam a leitura como em seus conhecimentos e experiências prévias, com a finalidade de produzir sentidos e compreender efetivamente os textos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo identificar como a leitura literária, a partir da proposta das estratégias de leitura, pode contribuir para o avanço das fases de leitura de crianças em processo de alfabetização. Para isso, a investigação proposta configura-se em uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando como procedimento técnico e investigativo a observação sistemática, a partir da aplicação de atividades de leitura, durante o ano letivo de 2022, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal, localizada no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Como base teórica destacamos os estudos de Solé (1998) referentes às estratégias de leitura, de Girotto e Souza (2010) no que concerne às estratégias direcionadas especificamente a leitura literária e os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999) sobre as fases da leitura. A análise desta investigação mostra que as ações e estratégias de leitura realizadas com o texto literário contribuíram para o avanço das fases de leitura e para o processo de letramento literário de crianças do 1º ano do ensino fundamental, em processo de alfabetização. Tais observações permitem ressaltar a importância do planejamento de ações pedagógicas, que favoreçam as estratégias de leitura, pois tais estímulos contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo das fases da leitura das crianças, para o processo de compreensão leitora e para o processo de formação de leitores. Além disso, esta pesquisa apresenta como produto educacional a realização de um minicurso de extensão, intitulado Estratégias de leitura: reflexões sobre as contribuições para a formação de mediadores de leitura na educação básica, com carga horária de 40 horas, direcionado a comunidade, a graduandos, a pós-graduandos e aos profissionais da educação, em especial, a professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O minicurso, vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) da UFLA, contemplou atividades virtuais, via Google Meet e campus virtual e encontros presenciais, no período matutino no departamento de educação da UFLA, no ano de 2023.