Formação de Professores em Avaliação da Aprendizagem: Análise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais de Minas Gerais
Avaliação de aprendizagem; formação de professores; licenciatura em ciências biológicas.
A avaliação da aprendizagem é um tema primordial a ser abordado nos cursos de licenciatura, isso porque independente da finalidade, as avaliações possuem um papel importante para o processo de ensino e aprendizagem. Porém, pesquisas apontam inúmeras lacunas durante a formação docente no que se refere à avaliação, já que na maioria das vezes o tema é discutido de forma superficial em diferentes disciplinas ou não possui um conteúdo curricular específico; o desafio é ainda maior ao analisar a abordagem do tema nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Sem essa formação teórica e prática, ao adentrar na sala de aula, as dificuldades são maximizadas e o aprendizado efetivo dos alunos fica acometido. Tendo em vista essa temática e o problema apresentado, este trabalho tem como objetivo principal: Analisar as matrizes curriculares e os planos políticos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no que tange a discussão sobre avaliação da aprendizagem no processo de formação inicial de professores. Na primeira seção encontra-se apresentada a fundamentação teórica baseada em livros e trabalhos publicados de autores como Domingos Fernandes, Bernadete Gatti, Cipriano Carlos Luckesi, Benigna Villas Boas, entre outros. Posteriormente foi realizada uma revisão bibliográfica da relação entre os Institutos Federais e a formação docente. Por fim, foi feita uma análise documental de caráter qualitativo, tendo por base as matrizes curriculares e projetos políticos pedagógicos, com o intuito de observar o espaço que a avaliação ocupa nas discussões referentes aos cursos analisados. Após análise dos documentos de oito Institutos Federais de Minas Gerais que oferecem o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pode-se perceber que a avaliação da aprendizagem não aparece como foco de ensino em muitas das instituições, fazendo com que o assunto seja abordado de maneira secundária em outras disciplinas. Porém, constatou-se que em alguns cursos há disciplinas específicas que abordam o tema em questão, permitindo que o futuro professor tenha espaço para discussões e embasamentos teóricos sobre avaliação. Em decorrência dos resultados desta pesquisa será proposto como produto educacional o desenvolvimento de um minicurso intitulado “Avaliação da aprendizagem e formação docente: ontem, hoje e amanhã” aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.