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Banca de DEFESA: ANDRÉ JOSÉ RODRIGUES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ JOSÉ RODRIGUES JUNIOR
DATA: 25/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:

SABERES SENSÍVEIS E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: POÉTICAS PARA UMA DIDÁTICA COMPROMETIDA COM AS INFÂNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes Sensíveis, Documentação Pedagógica, A/r/tografia, Docência e Infâncias.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Como pensar um resumo sem perder a liberdade poética? Talvez roubando-lhe as horas e subvertendo a ideia de eficiência em prol de espaço para que as palavras respirem. É ao ritmo desse compasso que escrevo esse trabalho a/r/tográfico, metodologia onde arte, pesquisa e ensino se mesclam para um caminho metodológico que busca entre-lugares. Neste caminho, observei e analisei três documentações pedagógicas de uma escola de Educação Infantil a partir de estruturas musicais, unindo arte e pesquisa para melhor observar os aspectos pedagógicos desses documentos. Em nosso centro, a relação entre os saberes sensíveis e a documentação pedagógica como eixo para compreender as possibilidades de escutar experiências complexas e subjetivas das crianças e comunicá-las por meio de elementos poéticos e estéticos. Mas, se me ponho a poetizar no pequeno espaço de um resumo, é justamente pela problemática que me move: o silenciamento dos saberes sensíveis e a superficialidade de práticas pedagógicas que ignoram as falas lentas e subjetivas das crianças. Por isso, tive como objetivo principal compreender as relações entre os saberes sensíveis e a documentação pedagógica bem como suas contribuições para uma didática que respeite e acolha as culturas infantis. A análise realizada revelou a potência da linguagem poética como possibilidade de escuta às crianças  em uma perspectiva acolhedora, enfatizando o lugar prioritário e urgente de uma prática pedagógica sensível em que os saberes docentes se entrelaçam com os saberes sensíveis a partir da experiência estética, da reflexão empreendida e ato pedagógico ressignificado a partir da documentação pedagógica. Caminhamos, assim, na direção de uma didática sensível e comprometida com as infâncias. Como produto educacional, propomos assim um percurso didática pautado na poética do brincar e dialogando com os conceitos de infâncias, escutas e saberes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMANDA VALIENGO - UFSJ (Suplente)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - MONICA GUERRA - UNIMIB (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - WASTI SILVÉRIO CISZEVSKI HENRIQUES - UNESP (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 13:17
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