SABERES SENSÍVEIS E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: POÉTICAS PARA UMA DIDÁTICA COMPROMETIDA COM AS INFÂNCIAS
Saberes Sensíveis, Documentação Pedagógica, A/r/tografia, Docência e Infâncias.
Como pensar um resumo sem perder a liberdade poética? Talvez roubando-lhe as horas e subvertendo a ideia de eficiência em prol de espaço para que as palavras respirem. É ao ritmo desse compasso que escrevo esse trabalho a/r/tográfico, metodologia onde arte, pesquisa e ensino se mesclam para um caminho metodológico que busca entre-lugares. Neste caminho, observei e analisei três documentações pedagógicas de uma escola de Educação Infantil a partir de estruturas musicais, unindo arte e pesquisa para melhor observar os aspectos pedagógicos desses documentos. Em nosso centro, a relação entre os saberes sensíveis e a documentação pedagógica como eixo para compreender as possibilidades de escutar experiências complexas e subjetivas das crianças e comunicá-las por meio de elementos poéticos e estéticos. Mas, se me ponho a poetizar no pequeno espaço de um resumo, é justamente pela problemática que me move: o silenciamento dos saberes sensíveis e a superficialidade de práticas pedagógicas que ignoram as falas lentas e subjetivas das crianças. Por isso, tive como objetivo principal compreender as relações entre os saberes sensíveis e a documentação pedagógica bem como suas contribuições para uma didática que respeite e acolha as culturas infantis. A análise realizada revelou a potência da linguagem poética como possibilidade de escuta às crianças em uma perspectiva acolhedora, enfatizando o lugar prioritário e urgente de uma prática pedagógica sensível em que os saberes docentes se entrelaçam com os saberes sensíveis a partir da experiência estética, da reflexão empreendida e ato pedagógico ressignificado a partir da documentação pedagógica. Caminhamos, assim, na direção de uma didática sensível e comprometida com as infâncias. Como produto educacional, propomos assim um percurso didática pautado na poética do brincar e dialogando com os conceitos de infâncias, escutas e saberes.