LER E CONTAR HISTÓRIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Leitura literária; Contação de histórias; Estratégias de leitura. Letramento literário.
Este estudo reconhece a importância crucial da leitura e contação de histórias no desenvolvimento infantil. Essas práticas não apenas estimulam a linguagem, mas também promovem a interação das crianças com a cultura escrita, ampliando sua expressividade, imaginação, criatividade e engajando suas habilidades cognitivas e emocionais. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo refletir acerca das práticas de mediação literária em atividades de leitura e de contação de histórias, elaboradas a partir de livros de literatura infantil, com intuito de apontar a contribuição de tais ações para a formação literária de crianças de 3 anos. Para alcançar tal objetivo, foi empregada uma abordagem de pesquisa participante, com ênfase em aspectos qualitativos, com a aplicação e atividades de leitura e registros das ações desenvolvidas. Essa metodologia assume uma proposta descritiva das atividades, o que proporciona uma compreensão das situações envolvendo a contação de histórias e a leitura literária para crianças nessa faixa etária específica. A pesquisa está centrada em uma escola de ensino privado situada em uma cidade do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Para a realização da reflexão teórica, a pesquisa busca embasamento nos estudos de Martins (2006), sobre o conceito de leitura; nos estudos de Solé (1998) sobre estratégias de leitura, entre outros autores que discutem a temática. Ao observar e analisar de perto as dinâmicas de leitura e contação de histórias nesse ambiente educacional, compreende-se o impacto dessas atividades no desenvolvimento infantil, mas também identificar estratégias eficazes para incentivar o engajamento e a formação literária desde tenra idade. O estudo aponta que quando as práticas de leitura, pensadas e planejadas numa abordagem teóricas e com propostas mais aprimoradas em um contexto da criança, contribui para formação literária na educação infantil. Como exigência do Programa de Pós-graduação em Educação, foi desenvolvido como Produto Educacional um relato de experiência a partir da formação literária oferecida no curso de extensão.