ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19 E A PROFICIÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS
Crise Sanitária da Covid-19. Isolamento Social. Aulas Remotas. Educação Física Escolar. Competência Motora.
Esta pesquisa tem o desenvolvimento motor de crianças em idade escolar como tema, especificamente aquelas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, delimitando-se nos impactos na proficiência motora, causados pelo isolamento social imposto pela crise sanitária da Covid-19, período em que estes sujeitos estiveram fora do âmbito escolar e, consequentemente, privados das aulas de Educação Física. O objetivo geral é avaliar os impactos do isolamento social no desenvolvimento motor de crianças, pós-período pandêmico. Os objetivos específicos são: comparar os níveis de proficiência motora destes escolares; analisar de forma retrospectiva, a prática pedagógica dos professores; analisar a perspectiva dos pais sobre a prática de atividades motoras e participação nas aulas; elaborar uma proposta de plano de intervenção motora com sugestões de práticas de atividades físicas para o desenvolvimento das habilidades motoras nas aulas de Educação Física Escolar. Justifica-se cientificamente, pois os resultados da pesquisa serão relevantes para estudantes, pesquisadores e professores de Educação Física Escolar, servindo de subsídio para planejamentos mais efetivos que explorem habilidades e competências motoras essenciais para o desenvolvimento dos escolares. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, aplicada e exploratória-descritiva. Os sujeitos envolvidos serão os professores de Educação Física, os escolares do Ensino Fundamental (anos iniciais) e os pais destes escolares. A coleta de dados será mediante entrevista com roteiro semiestruturado, aplicação de questionários e do teste TGMD-3 para padronização de competências motoras.