LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: HABILIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1
Letramentos. Leitura. Habilidades em leitura.
O presente trabalho elege como tema Letramento e alfabetização: habilidades de leitura no ensino fundamental 1 e busca, como objetivo principal, investigar quais habilidades de leitura foram consolidadas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, considerando as habilidades de leitura na perspectiva dos multiletramentos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa pretende (i)aprofundar os conhecimentos sobre a competência leitora; (ii) analisar como são consolidadas as habilidades de leitura pelos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental 1 e (iii) analisar as metodologias empregadas pelo professor em sua prática pedagógica para o trabalho com a leitura. O estudo está fundamentado na BNCC (Brasil, 2018), documentos norteadores e em teóricos como Soares (2002,2018,2020), Rojo (2012), entre outros.Trata-se de uma pesquisa-ação, aprovada no Comitê de Ética sob o número 6.278.014, em 01 de setembro de 2023, cujos sujeitos participantes foram alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados por meio da observação direta em aulas de Língua Portuguesa e do registro em diário de campo. Também foi utilizada uma atividade envolvendo a leitura protocolada e a aplicação de uma atividade diagnóstica das habilidades de leitura referenciadas na BNCC (Brasil, 2018). Os dados foram analisados, por meio de abordagens quanti-qualitativas, com vista a sistematizar intervenções/estratégias para impulsionar a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura nos discentes.