FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: O PAPEL DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
Formação de Professores; Coordenação Pedagógica; Metodologias Baseadas na Aprendizagem Ativa.
O presente trabalho busca investigar de que forma a supervisão pedagógica pode contribuir com a formação docente para o uso das metodologias baseadas em uma aprendizagem ativa, tendo em vista que os métodos transmissivos não são capazes de atender às demandas do novo cenário educativo. Assim, partiu-se da hipótese central relacionada à existência de uma lacuna formativa para novas formas de ensinar, bem como escassez de materiais e recursos para os encontros de formação continuada. O objetivo principal da pesquisa é analisar a contribuição da supervisão pedagógica nas escolas da rede estadual de um município do Sul de Minas Gerais para a formação docente, com vistas ao uso efetivo e significativo das metodologias baseadas na aprendizagem ativa. Quanto à metodologia da pesquisa, o estudo partiu das abordagens qualitativa e quantitativa. Em se tratando de procedimentos metodológicos, tem-se revisão bibliográfica, análises documentais, entrevistas semiestruturadas e questionário. No estudo, busca-se conhecer como acontecem as formações ofertadas pela rede estadual através da Escola de Formação, além de investigar as percepções de docentes e supervisores sobre as metodologias baseadas na aprendizagem ativa, identificando as suas necessidades para que, então, se possa descrever e compreender o fenômeno estudado, tornando possível a construção de um material formativo, como produto educacional, que contribua para os supervisores pedagógicos, agentes promotores da formação continuada dentro da escola.