USO DO MOODLE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NEPOMUCENO/MG: PERSPECTIVAS À LUZ DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Formação de Professores. Educação Híbrida. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Moodle. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
A presente pesquisa objetiva analisar a contribuição do Moodle, como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para a formação de professores da Rede Municipal de Educação de Nepomuceno/MG. Justifica-se o estudo, porque se busca fazer o melhor uso desse ambiente como ferramenta digital a fim de que possibilite impulsionar a educação híbrida em seu propósito de envolver práticas pedagógicas do ensino presencial e da educação a distância, para um processo ensino-aprendizagem mais efetivo e de boa qualidade. Tudo isso tendo em vista que os professores precisam familiarizar-se com tecnologias digitais e desenvolver a capacidade de manipular, interagir e produzir conteúdo dentro do AVA. Para tanto, na investigação foi aplicado aos professores um questionário via Google Forms, com questões abertas e fechadas, para levantar as reais necessidades formativas no que concerne ao uso das TDIC na rede municipal. Em seguida, será desenvolvido e aplicado um curso utilizando o Moodle como ferramenta para a educação híbrida na formação dos professores participantes. Por sua vez, a análise e a interpretação dos dados obtidos foram e serão realizadas por meio da triangulação de dados quali-quantitativos, via estudo de caso, com captação a partir de questionário e entrevista com roteiro semiestruturado coerente com os principais conceitos da pesquisa. Assim, a metodologia permitirá, principalmente: levantar as especificidades das necessidades formativas do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dos professores da Rede; elaborar um produto educacional compatível com o Moodle, que seja possível inserir em qualquer AVA; além de permitir ao pesquisador teorizar sobre as informações, fazendo o confronto entre a abordagem teórica e o que a investigação aponta de singular. Portanto, considera-se que o advento das TDIC abre novas possibilidades para a educação, como melhoria contínua no ensino-aprendizagem e, a partir disso, torna-se possível pesquisar sobre o assunto, em prol do avanço da educação, seja presencial, seja a distância, seja híbrida.