Educação nas prisões: a ressocialização através da educação de jovens e adultos sob a perspectiva docente.
Formação de Professores. Educação na Prisão. Desafios da educação. Exclusão Educacional. Reinserção.
Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a ressocialização de pessoas privadas de liberdade através da educação de jovens e adultos em uma perspectiva docente. Os objetivos específicos são elaborar, a partir dos relatos docentes obtidos, um delineamento das principais demandas de formação continuada apresentadas pelas pessoas pesquisadas; e após essa etapa, elaborar uma proposta de produto educacional de formação docente continuada, que atenda às demandas percebidas. Compreendendo que diversas áreas de conhecimento, tais como o código penal, a educação de jovens e adultos, a segurança pública, os protocolos sobre os direitos humanos e o direito internacional abordam a problemática da ressocialização, o presente trabalho concebeu que o maior desafio, de ordem epistêmica, exigiria a adoção de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e exploratória que consolidasse o entroncamento dessas áreas sobre o tema. Já para refletir sobre os processos educativos da EJA no sistema prisional e propor um produto pedagógico adequado, elaborou-se um roteiro de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos que atuam ou atuaram em unidades de ensino inseridas no sistema prisional. Como proposta de produto, planejou-se uma temporada de episódios de podcast dedicados aos interesses de docentes que atuam na EJA do sistema prisional.