DESAFIOS E RESPONSABILIDADES NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação de professores; ensino de artes; Círculo de Bakhtin; ato responsável
O tema desta pesquisa foi motivado pela constatação de que havia alguma incoerência entre a formação inicial de professores para ensino de Arte nos anos finais do ensino fundamental e o que é previsto pelos documentos educacionais. Diante do impasse, surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: que percursos formativos contribuem para a formação do Professor de Arte no ensino fundamental – anos finais, integrando todas as linguagens artísticas demandadas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e não contempladas nas licenciaturas em Arte? De acordo com a BNCC, as linguagens do componente curricular Arte, ou seja, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, são indissociáveis e simultâneas, objetivando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem na disciplina. Ocorre, porém, que a formação do professor não é polivalente para suprir integralmente o ensino do componente curricular Arte, conforme exigido pela BNCC ou pelo Currículo Referência de Minas Gerais. Dessa forma, sua habilitação para lecionar apresenta-se incompleta do ponto de vista global e da demanda das competências da disciplina. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal esmiuçar e compreender como se consolida o referido impasse entre formação inicial do Professor de Arte e o que é previsto pela BNCC para, a partir dessa compreensão, investigar quais percursos formativos contribuem para a formação deste Professor no ensino fundamental – anos finais, integrando todas as linguagens artísticas demandadas pela BNCC, mas que não são contempladas nas licenciaturas em Arte. Tendo em vista tal objetivo, compõe este trabalho a seguinte estrutura e metodologia: pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo-analítico-interpretativa, por meio da abordagem qualitativa, através da análise descritiva de documentos - capítulo 1 - investigação para se fazer um diagnóstico descritivo analítico sobre a incompatibilidade de formação para o ensino de Arte no ensino fundamental - anos finais com o que é previsto por documentos educacionais para o ensino de Arte, sendo a fonte de pesquisa os documentos oficiais que fundamentam o ensino de Arte no ensino fundamental anos finais no Brasil, mais especificamente no Estado do Minas Gerais, a saber: Leis, Resoluções, Currículo Referência Minas Gerais, Base Nacional Comum Curricular, Ementas, Matrizes ou Grade Curricular dos curso de Artes visuais, Teatro, Dança e Música das principais universidades públicas do Estado de Minas Gerais e em artigos no banco de dados da CAPES, que validam ou discutem o ensino da arte no Brasil, especialmente no ensino fundamental – anos finais, de escola de ensino regular; capítulo 2 – discussões e proposições, embasadas no referencial teórico, sobre os percursos formativos necessários aos professores de Arte com formação específica e capítulo 3 – produto educacional. O referencial teórico será composto pelos autores Ana Mae Barbosa, referência no ensino de Artes no Brasil e criadora da Abordagem Triangular como proposta do ensino no componente curricular; Paulo Freire, que discute teoria e prática no contexto escolar e Mikhail Mikhailovitch Bakhtin, elabora conceitos de dialogismo e alteridade, Arte e Responsabilidade.