OS IMPACTOS SOCIOEDUCACIONAIS NA PRESENÇA, NO TRABALHO E NA REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NO CINEMA
Educação pelo Cinema. Ensino Audiovisual. Cinema Educativo. Cineastas Negras. Desigualdades Socioeducacionais.
A pesquisa, com abordagem qualitativa, propõe um estudo no campo da Sociologia da Educação, possui caráter microssociológico, estabelecendo um diálogo com a Sociologia e a Sociologia da Arte, compondo um cenário para as discussões, que buscam investigar: como as criações cinematográficas realizadas por cineastas negras podem vir a ser instrumentos didático-pedagógicos no ensino e na inserção de temáticas educativas, políticas, históricas e socioculturais nas práticas em sala de aula e em outros espaços. Com o intuito de compreender melhor os desdobramentos, busca-se observar e considerar os movimentos negro feminino, bem como o cinema negro da perspectiva feminina sob a ótica dos estudos desenvolvidos por Edileuza Penha de Souza, os entrelaces com a educação, a partir da visão de Rosália Duarte e seus embasamentos bourdieusianos. Desta feita, as orientações metodológicas se organizam da seguinte forma: pesquisa bibliográfica e revisão de literatura nas áreas do cinema negro, da perspectiva feminina e da educação, análise fílmica e a ideia de uma proposta educativa. Como resultado será possível reunir dados que permitam o dimensionamento de como as criações e histórias das criadoras negras podem se tornar importantes instrumentos no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando às professoras negras e às alunas negras o contato com temáticas mais próximas de sua realidade.