O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE OS TEXTOS E OS ESTUDANTES
Ensino de Literatura; Letramento Literário; BNCC.
As mudanças sociais, bem como as mudanças acerca das concepções de língua e linguagem, trouxeram mudanças culturais, as quais influenciam no ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. O ensino de Literatura, ao longo do tempo, vem sendo tratado como uma subdivisão do ensino de língua materna, pelo que contribui com a desvalorização da disciplina, que não é autônoma. Outros fatores contribuem com essa desvalorização, geralmente vinculados aos seguintes pontos: a) o ensino de Literatura foi vinculado ao ensino de História da Literatura, em detrimento da leitura de obras literárias, principalmente no Ensino Médio; b) documentos oficiais curriculares governamentais, dentre eles a BNCC, costumam tratar a Literatura como um pretexto para ensino de outros conteúdos curriculares, tais como Arte; c) o acervo das bibliotecas escolares e a presença de um funcionário na biblioteca escolar nem sempre são tratados de maneira adequada pelas escolas públicas; d) os estudantes, principalmente do Ensino Médio, não se sentem interessados na leitura frequente de livros literários e não conseguem compreender leituras de obras literárias mais complexas; e) as funções que antes cabiam à Literatura e aos textos de ficção de alimentar o imaginário e a necessidade de fantasia dos seres humanos passaram a ser vinculadas aos usos das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, dentre outros fatores. Nesse contexto do ensino de Literatura, é necessário repensar o letramento literário no Ensino Médio, de maneira que ele possa incluir, além da fruição estética, a possibilidade de construção de criticidade pelos estudantes, através da ampliação do repertório cultural destes alunos ao terem contato com um amplo espectro de culturas e escritas, ligadas ao cânone literário ou não, que a literatura pode proporcionar. Assim, esta é uma pesquisa exploratória, ao mesmo tempo quantitativa e qualitativa (Moreira, 2003), com revisão bibliográfica que inclui autores como Maria Amélia Dalvi, Regina Zilberman, Rildo Cosson, Teresa Colomer, dentre outros pesquisadores. A pesquisa parte da hipótese que o ensino de Literatura no contexto contemporâneo não desperta o interesse dos alunos, razão pela qual o problema de pesquisa é: quais as possíveis causas do desinteresse dos estudantes em relação ao ensino de Literatura? A revisão bibliográfica subsidiou um estudo de caso a fim de levantar hipóteses sobre o possível desinteresse dos estudantes em relação ao ensino de Literatura, a partir da qual foi elaborado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, o qual foi impresso para ser aplicado em um município sul-mineiro com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública. Um dos questionamentos levantados pela pesquisa recai sobre pensar como a escola contemporânea pode conduzir o ensino de literatura de maneira a ampliar o corpus literário dos estudantes, de maneira que o estudo literário seja significativo e atrativo para estes e de maneira a considerar os documentos normativos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Curricular (BNCC). Como resultado, espera-se que o produto educacional elaborado, que é um dos requisitos do Mestrado Profissional, possa contribuir com os professores que desejam melhorar o desempenho dos estudantes em relação ao letramento literário.