ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA AO SURDO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL BÍLINGUE ‘CRISÁLIDA’, DA LEGISLAÇÃO E DOS ESTUDOS DE ‘CINEMA E EDUCAÇÃO’, DE ROSÁLIA DUARTE, E ‘HÁBITUS COMO FRUTO DA INCORPORAÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS’, DE PIERRE BOURDIEU
Inclusão Educacional. Cinema Educativo. Educação de Surdos.
Sendo o cinema um importante instrumento de observação e reflexão da existência humana, pois retrata em suas histórias formas de viver e interpretar o mundo, apresentam uma grande relação com as práticas sociais que permeiam o cotidiano, busca-se evidenciar o cinema em sua dimensão pedagógica como fonte de (re)conhecimento e de representação da cultua surda. Desta forma, este trabalho tem como finalidade responder como uma produção feita por ouvintes, retratando a questão da surdez, possibilita o reconhecimento dos indivíduos surdos? Ao se ver retratado, quais relações se estabelecem, se constroem representações, pertencimento e valorização cultura surda? Trata-se de um estudo teórico e uma pesquisa exploratória, delineada por estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando recurso de gravação audiovisual para captação dos dados em duas etapas. A primeira será durante a exibição fílmica de curta-metragem e a segunda mediante realização de entrevista. A análise buscará compreender a forma como os estudantes surdos se percebem mediante as representações analisadas em produção audiovisual, considerando suas características sociais e os conflitos gerados ao vivenciarem atitudes de discriminação e preconceito. A compreensão se dará a partir dos pressupostos bourdieusianos de hábitus e capital cultural, que são essenciais para elucidar as questões apresentadas e estabelecer proposta de intervenção.