O TRABALHO COM CHARGE ANIMADA EM SALA DE AULA: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Multiletramentos. Leitura. Charge animada. Formação de Professores.
Esta pesquisa tem como objetivo principal explorar propostas metodológicas para o trabalho com charge animada, sob uma ótica da teoria dos multiletramentos. Para tanto, esta dissertação apresenta o seguinte desenho metodológico: 1) pesquisa bibliográfica e 2) produto educacional. A pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões propostas, sendo constituída por três partes basilares: a) O ensino da leitura na perspectiva dos multiletramentos; b) O gênero charge animada: modos de organização e de funcionamento e c) Orientações metodológicas para o trabalho com o gênero charge em sala de aula. Para tal, são adotados os pressupostos teóricos do campo sociointeracionista da linguagem e da Teoria da Multimodalidade. No contexto da discussão teórica, foi selecionada a charge animada “Racismo Democrático”, de Maurício Ricardo (2018) para uma exemplificação de questões abordadas pelo referencial bibliográfico adotado, de modo a favorecer a compreensão das especificidades do gênero textual objeto de estudo desta dissertação. Com vistas à articulação entre teoria e prática, foi proposta como produto educacional uma sequência didática, destinada à formação de professores que atuam em turmas de Ensino Médio. Para tal foi selecionada a charge animada “Na delegacia, noite dessas”, de autoria de Maurício Ricardo. Os resultados desta pesquisa sinalizam contribuições para a discussão de um gênero que ainda apresenta incipientes usos para fins educativos. A discussão aqui realizada sinaliza reflexões para a sistematização necessária ao desenvolvimento científico (discussões teóricas e metodológicas para o trabalho com gêneros multissemióticos), para a formação de professores e melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem (a partir do caderno pedagógico). Ademais, a pesquisa pode contribuir com a discussão sobre temas transversais, considerando que as charges sugerem o desenvolvimento crítico sobre questões sociais que podem auxiliar, de maneira positiva, a formação cidadã.