ANTES, DURANTE E PÓS PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CALL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Formação Continuada de Professores, Ensino de Inglês, Mídias digitais, Ensino-Aprendizagem, Educação de qualidade
O ensino-aprendizagem de línguas precisou se adaptar às circunstâncias impostas pela pandemia e pelo distanciamento social, exigindo o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) e demandando o conhecimento sobre os preceitos de Computer-Assisted Language Learning (CALL) para garantir a continuidade do ensino. No entanto, os professores enfrentaram barreiras no uso de mídias digitais, reforçando a necessidade de formação continuada para acompanhar a evolução tecnológica e sua adaptação no contexto educacional. Por meio de uma abordagem teórico-conceitual embasada em pesquisas e estudos relevantes da área, este estudo busca sistematizar o conhecimento existente sobre o uso de ODAs e plataformas de aprendizado on-line para e no ensino de línguas estrangeiras e identificar os benefícios desses recursos, como aprimoramento da interatividade e dinamicidade do ambiente educacional, bem como analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na adoção e integração de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas antes, durante e pós pandemia de COVID-19. Com base em pesquisas na área, pretende-se elaborar recomendações práticas e teóricas para a formação continuada de professores de línguas estrangeiras, visando à utilização dessas tecnologias. O estudo tem o propósito de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, por meio da integração das tecnologias no ambiente educacional e ainda compreender como foi o processo de uso e aquisição de conhecimentos em tecnologias educacionais antes, durante e pós pandemia.