NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES E GESTORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Desenvolvimento profissional. Educação Básica. Mestrado Profissional. Projeto Trilhas. Secretaria do Estado de Educação de Minas gerais
O presente estudo busca identificar as principais razões e necessidades formativas de professores e demais profissionais da Educação do estado de Minas Gerais ao ingressarem no Mestrado Profissional em Educação-MPE de uma universidade federal do sul do estado, fruto de um projeto pioneiro ofertado pelo governo de Minas a nível Stricto Sensu, através do Programa Trilhas do Futuro Educadores. Descreve brevemente a trajetória do MPE no Brasil, o que vem a ser necessidades formativas, desenvolvendo o estudo com delineamento exploratório e qualitativo, tendo como pano de fundo referenciais teóricos de Marli André, Bernadete Gatti, Carlos Marcelo, Antônio Nóvoa, Rui Canário, dentre outros, a partir da análise de formação em contexto. Finalmente, apresenta os resultados e discussões a partir da análise de prosa, destacando temas, necessidades formativas e demais delineamentos que se apresentaram a partir destes. Espera-se que a pesquisa venha a dar luz no projeto e impulsione iniciativas como essa em outros estados, fazendo com que estes continuem a incentivar a formação continuada de professores e demais profissionais da Educação em todo o país.