A INSERÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pesquisa em Educação. Pensamento Computacional. Formação de Professores. Educação básica
Esta investigação é parte de projeto de pesquisa mais amplo, apoiado pela FAPEMIG, que visa inserir o ensino-aprendizagem do Pensamento Computacional na educação básica. Com a pergunta “como preparar os professores para a inserção do Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental?”, articulamos esta investigação, que ocorreu em parceria com uma escola de educação básica do município de Lavras/MG. Para modelar a inserção do ensino-aprendizagem de Pensamento Computacional no ensino fundamental – anos finais, de forma transversal e integrada a componentes curriculares desta etapa de formação da educação básica, foi necessário desenvolver uma formação específica para os professores e tal processo necessitou ser observado de forma participante e exploratória para avaliar, enquanto eram realizadas atividades com professores, a efetividade do modelo aplicado e dos resultados de aprendizagem. Os dados coletados foram registrados em memorial e videogravações e serão submetidos ao método analítico proposto pela Teoria Fundamentada (TFD). Esperamos, como resultado, validar o modelo de formação que permita ao professor aprender os conceitos-chave do Pensamento Computacional e desenvolver atividades atividades de ensino para seus alunos, integradas com conteúdos disciplinares, bem como indicar pontos positivos e negativos observados. A investigação contribuirá com a formação continuada, em serviço, para os professores da educação básica participantes, que se poderão se tornar multiplicadores e mobilizadores para as demais escolas do município e da região. Além disso, ocorrerá, como produto educacional, a produção de material didático que poderá ser aplicado em outras formações.