PROFESSORES INICIANTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS E AS POSSIBILIDADES DE CONSTITUIÇÃO DE COMUNIDADES COLABORATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Professores iniciantes; indução docente; comunidades colaborativas
O objetivo desta pesquisa foi investigar possíveis iniciativas de acolhimento e acompanhamento aos professores iniciantes atuantes nas escolas estaduais de Minas Gerais, visto que os motivadores da evasão e desistência dos profissionais nos primeiros anos de docência são o sentimento de solidão, a ausência de acompanhamento e o não pertencimento do meio. Foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como instrumentos para análise de dados e de percepções a aplicação de questionários destinados a todas as Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais e entrevistas com 20 professores iniciantes dentre aqueles que responderem aos questionários. O estudo abordou os desafios enfrentados por esses professores e explorará como uma comunidade de aprendizagem colaborativa pode contribuir para a adaptação e desenvolvimento desses profissionais. Além disso, foram investigadas estratégias eficazes de acolhimento e acompanhamento, bem como os impactos dessa comunidade colaborativa no sucesso profissional dos professores iniciantes. Espera-se, portanto, que esta pesquisa contribua efetivamente por meio do acolhimento e do acompanhamento dos professores nos primeiros anos de docência assim, tendo uma carreira iniciada com mais leveza e com perspectiva de continuidade profissional.