Competências para a docência no século XXI: implicações para a prática pedagógica e para os resultados da educação pública mineira
Competências docentes; Competências para o século XXI; Educação básica; Perfil do estudante.
O objetivo desta pesquisa é analisar as competências requisitadas ao profissional docente da educação básica do século XXI para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às exigências dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio. Importante destacar que não se trata aqui de apresentar um rol de competências para o simples enquadramento do professor, mas de identificar competências didático-pedagógicas do século XXI em cada dimensão da profissionalidade docente necessária ao exercício da profissão. O percurso metodológico adotado obedecerá aos seguintes pressupostos: revisão bibliográfica do conceito de competências, competências do profissional docente para o século XXI e o perfil do estudante da atualidade; questionário no formato online com professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio da rede pública estadual de Minas Gerais; entrevista semiestruturada com professores; e tratamento dos dados coletados mediante abordagens quantitativa e qualitativa. Como resultado será organizado, enquanto produto educacional, um referencial de competências docentes para o século XXI por dimensões da profissionalidade docente definidas por Pedro (2015), a saber: Dimensão pedagógica, Dimensão profissional, Dimensão tecnológica, Dimensão de Relações Interpessoais e Institucionais, acrescida da Dimensão socioemocional, considerada relevante para a pesquisa. O estudo é uma provocação ao docente cujo exercício profissional está fixado em práticas que não atendem à complexidade desta geração, almejando, ainda, ressignificar a prática pedagógica na direção da aquisição de competências necessárias ao desenvolvimento profissional docente.