A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LITERATURA: PERSPECTIVAS E QUESTÕES
Formação de professores; Formação de leitores; Leitura Literária.
Há algum tempo, autores como Regina Zilberman (2012), que se dedicam a pesquisar a leitura literária, evidenciam um “fracasso” no ensino de literatura; tal declínio se dá pelo trabalho superficial com obras literárias, que, ao invés de aproximar, distancia e não contribui com uma formação de leitores proficientes. A vista disso, Rildo Cosson (2013), entre outros autores, apresenta a necessidade de refletir sobre a formação dos profissionais que trabalham com o ensino de literatura, como um dos caminhos fundamentais para a melhoria do ensino. Sendo assim, a pesquisa em questão tem por objetivo compreender a relação entre a formação de professores de literatura e as práticas de leitura literária na escola; especificamente, busca traçar uma relação entre o que se espera do professor de literatura para a formação de novos leitores e as bases que sustentam essas necessidades na formação inicial. Para tal discussão, nos ancoramos nos estudos de Zilberman (2012), Cosson (2010, 2013, 2018) e Maria Amélia Dalvi (2014, 2018), entre outros autores que discutem a primazia da leitura literária e a necessidade de mudança a partir da formação do professor. A fim de evidenciarmos as questões que permeiam o ensino de literatura, elencou-se a seguinte questão: como se dá a formação dos professores de literatura? Assim, o trabalho se justifica pela necessidade de transformação na formação dos profissionais que trabalham com leitura literária dentro da escola, uma mudança que privilegie não apenas o “saber-fazer”, mas também a formação leitora dos professores. Desse modo, a pesquisa, de abordagem qualitativa, se constitui por meio de análise documental (textos acadêmicos-científicos, diretrizes legais) e pesquisa de campo com professores que atuam ou já atuaram com o ensino de literatura na educação básica. A partir da pesquisa, espera-se contribuir com a formação de professores de literatura e, principalmente, com a formação de novos leitores de literatura, seja na educação básica ou na formação de professores.