EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Docência. Educação Infantil. Experiência Estética. Formação Continuada.
A formação de professores implica em uma investigação constante, estando a qualidade da Educação Infantil fortemente associada a esta condição. A docência só vai se formar e se constituir profissionalmente quando estiver diante de processos reflexivos e investigativos de suas práticas, devendo entendê-los como processos inacabados. A filosofia de Walter Benjamin associa a formação continuada à experiência estética do professor, desmistificando a imposição tecnológica e científica únicas do conhecimento a ser adquirido e praticado. Objetivou-se neste artigo analisar o lugar da experiência estética na formação continuada do professor da Educação Infantil. A análise cumpriu-se mediante a metodologia da revisão bibliográfico-literária. Constatou-se que a docência precisa se distanciar do empobrecimento de sua experiência, desvinculando-se da cientificidade e tecnicidade valorizada como requisito do sistema mercadológico competitivo, e inspirar-se no posicionamento de sua prática artesã e experimental. Concluiu-se que a docência da Educação Infantil pode se formar continuadamente perante sua emancipação, resgatando sua história, suas lembranças, memórias, culturas, narrativas, diálogos, vivencias, sentimentos, criações, momentos, filmes, músicas, expressão corporal, expressão afetiva, emoções e sentidos.