INDUÇÃO À DOCÊNCIA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Professor Iniciante. Alfabetização. Indução de Professores. Formação de Professores.
A pesquisa em tela tem como objetivo investigar os facilitadores da inserção profissional docente e os desafios enfrentados por professores iniciantes com turmas do ciclo da alfabetização, bem como as aprendizagens sobre a docência estimulados pela imersão em uma iniciativa de indução em um município do Sul de Minas Gerais, para tanto, a metodologia adotada foi a abordagem qualitativa de base empírica, a qual considerou como procedimentos de coleta de dados a questionário, Grupo de Discussão e entrevistas semiestruturadas com 10 professores alfabetizadores iniciantes. Como procedimento de análise dos dados será utilizado a Análise de Prosa. Espera-se que a pesquisa favoreça a compreensão de como tem se dado o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes e suas necessidades formativas e com a iniciativa de indução docente em andamento pode favorecer a consolidação da identidade profissional e o sentimento de pertença à profissão de forma segura e profícua