INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Investigação didática; pesquisa-formação; professores iniciantes; práticas de ensino.
No decorrer da trajetória docente o professor se depara com constantes desafios, pois tendo em vista que a aprendizagem significativa ocorre provocada por um processo de ensino organizado e sistematizado, com objetivos bem definidos e metodologias condizentes e não por acúmulo ou mesmo a memorização de informações, promover um processo de ensino que seja permeado de sentido e significado tem sido cada vez mais desafiador. Desse modo, percebemos a importância de professores que busquem outras alternativas de ensino, métodos mais dinâmicos, alinhados às novas demandas sociais. Nesse sentido o objetivo da pesquisa é analisar as possibilidades de aprimoramento e reflexão das práticas de ensino desenvolvidas por professores iniciantes atuantes no ensino fundamental por meio do uso da investigação didática. Para tanto, pretende-se desenvolver uma pesquisa-formação de cunho qualitativo dialogando com alguns autores que fazem parte da linha teórica sobre investigação didática, práticas pedagógicas e professores iniciantes e prática de ensino, a saber André e Pontin (2010), Garcia (2010); Papi (2010); Romanovisk e Martins (2013); Huberman (200), Libâneo (2013) entre outros. A análise de dados será realizada a partir da coleta de registros reflexivos (diário de bordo) e de conversas áudio gravadas transcritas dos encontros formativos que acontecerão no decorrer da pesquisa. Contudo, pretende-se apresentar a partir da análise dos dados as melhorias na prática docente mediante inserção da investigação didática como um recurso que também pode promover constantes momentos de reflexões ao professor sobre a própria prática e ao fim elaborar um material orientador do uso da investigação didática destinado aos professores iniciantes.