A PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO BÁSICO EM MINAS GERAIS: O Projeto Somar e suas implicações.
Relação público-privada. Privatização da educação. Mercantilização da educação. Neoliberalismo. Projeto Somar.
O presente estudo de abordagem qualitativa tem como objetivo principal analisar o contexto e instalação e os efeitos de um projeto que prevê a gestão compartilhada do Ensino Médio por meio de parcerias com Organizações Sociais Privadas (OSPs) na rede estadual de educação em Minas Gerais no governo Romeu Zema (2019- atualidade), o Projeto Somar. O quadro teórico escolhido é a filosofia da diferença, principalmente a partir de Foucault, Laval e Dardot, sem, no entanto, abrir mão de análises estruturalistas marxistas como os estudos de Luis Carlos de Freitas. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma revisão de literatura com intuito de aprofundar o referencial teórico embasado na análise de discurso foucaultiana. Almeja-se realizar uma pesquisa documental examinando os editais do Programa e o Plano de Governo do Partido Novo (2018), bem como coleta de dados com realização de entrevista com professores e aplicação de questionário aos estudantes. Desse modo, essa proposta de pesquisa visa contribuir com questões importantes, como dialogar com o contexto político atual em que predomina a lógica neoliberal e as transformações propostas por ele na educação básica, verificando se o Projeto Somar, de fato, trará mudanças significativas ou se confirmará a tendência que se apresenta de interessar aos apenas atores e organizações protagonistas na privatização da educação. Em decorrência da pesquisa apresenta-se como Produto Educacional o Podcast Além da superfície: reflexões sobre o Projeto Somar.