UMA CORRIDA MENOR PARA UM SENTIDO MAIOR: ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ATLETISMO À VIDA DE COLETORES DE LIXO
Coletor de Resíduos Domiciliares; Representações Sociais; Atletismo; Educação Física Escolar; História de vida e processos formativos.
O estudo em questão pretende suscitar, quais as possíveis relações entre a Educação Física e o atletismo à vida de coletores de lixo? Observando às idiossincrasias as quais compõem o conteúdo atletismo e a profissão do coletor de resíduos domiciliares, trata-se, portanto, de observar se, ao tematizar o referido saber de natureza esportiva, compreendido enquanto manifestação da cultura corporal do movimento, situada epistemológica e historicamente na esfera curricular da Educação Física à luz da profissão de coletor de resíduos domiciliares. O objetivo central consiste em cotejar as histórias de vida (compreendendo os aspectos formativos, familiares e laborais) referente aos significados da corrida para os trabalhadores da coleta de lixo, de modo a compreender as representações relativas às experiências com a prática de pedestrianismo (corrida de rua). Para tanto, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com desenho narrativo, afim de buscar fenômenos, manifestações, ocorrências, fatos, eventos, vivências, ideias, sentimentos e assuntos que representam oferecer à vida dos coletores de resíduos domiciliares. Para coleta de dados serão empregues entrevistas semiestruturadas, aportadas por um roteiro com questões previamente definidas (Apêndice I). Para análise dos dados elegemos a História Oral enquanto método analítico, compreendendo-a como uma maneira de registrar da história de vida dosindivíduos que, ao focalizar suas memórias pessoais, constroem também uma visão mais concreta da dinâmica de funcionamento da trajetória do grupo social ao qual pertencem, posteriormente, num segundo movimento analítico, as narrativas orais são transcritas e contextualizadas. Espera-se que os resultados do estudo possam contribuir com reflexões teórico-metodológicas relativas ao mote, fomentando o alargamento das margens formativas de professores/as, uma vez que assumem o papel de desencadeador do processo formativo.