Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA CRISTINA ARANTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA CRISTINA ARANTES
DATA: 14/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: defesa em formato remoto
TÍTULO:

O GÊNERO CHARGE ANIMADA E AS PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Charge animada. Formação de professores. Leitura.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A tecnologia está cada vez mais inserida na área educacional, sendo assim, considera-se relevante
para a formação de professores uma discussão sobre um gênero digital que pode ser utilizado para
o ensino de língua portuguesa: a charge animada. Assim, esta pesquisa tem por objetivo explorar
o gênero e apresentar possibilidades de seu uso em sala de aula contribuindo assim para o
processo de formação docente. Para consecução do objetivo proposto, este trabalho foi organizado
em três momentos, que se constituirão em três artigos: a) revisão integrativa da literatura; b)
análise de uma charge animada materializada sob a forma de proposta de sequência didática; c)
relato de experiência sobre a aplicação do produto educacional. O primeiro artigo se destina a
realizar um mapeamento das pesquisas já realizadas sobre a charge animada. O segundo artigo
apresenta uma proposta de sequência didática para que professores a utilizem em sala de aula no
trabalho com a leitura contribuindo assim para o encaminhamento de práticas de ensino. O
terceiro artigo consiste na produção de um relato de experiência sobre a aplicação do produto
educacional que consiste em um curso de formação de professores para o trabalho com gênero
charge animada em sala de aula. Esta pesquisa justifica-se por possibilitar discussões que
viabilizam a ampliação das pesquisas sobre o gênero charge animada, uma vez que, a partir da
revisão integrativa da literatura, foi possível constatar que não são muitos os trabalhos que
envolvem o gênero, corroborado ao fato de contribuir para a atuação dos professores em sala de
aula. Assim, espera-se que essa pesquisa contribua de forma significativa para a ampliação das
discussões sobre o tema bem como contribua para a atuação docente do professor de língua
portuguesa, dado a discussão teórica, a sequência didática e o produto educacional consistente no
curso de formação de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - DEL/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - AMANDA CARVALHO SOUZA - IFMG (Suplente)
Externo à Instituição - FLAVIANE FARIA CARVALHO - UNIFAL (Membro)
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 12:05
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 14/10/2024 00:02