O GÊNERO CHARGE ANIMADA E AS PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
Palavras-chave: Charge animada. Formação de professores. Leitura.
A tecnologia está cada vez mais inserida na área educacional, sendo assim, considera-se relevante
para a formação de professores uma discussão sobre um gênero digital que pode ser utilizado para
o ensino de língua portuguesa: a charge animada. Assim, esta pesquisa tem por objetivo explorar
o gênero e apresentar possibilidades de seu uso em sala de aula contribuindo assim para o
processo de formação docente. Para consecução do objetivo proposto, este trabalho foi organizado
em três momentos, que se constituirão em três artigos: a) revisão integrativa da literatura; b)
análise de uma charge animada materializada sob a forma de proposta de sequência didática; c)
relato de experiência sobre a aplicação do produto educacional. O primeiro artigo se destina a
realizar um mapeamento das pesquisas já realizadas sobre a charge animada. O segundo artigo
apresenta uma proposta de sequência didática para que professores a utilizem em sala de aula no
trabalho com a leitura contribuindo assim para o encaminhamento de práticas de ensino. O
terceiro artigo consiste na produção de um relato de experiência sobre a aplicação do produto
educacional que consiste em um curso de formação de professores para o trabalho com gênero
charge animada em sala de aula. Esta pesquisa justifica-se por possibilitar discussões que
viabilizam a ampliação das pesquisas sobre o gênero charge animada, uma vez que, a partir da
revisão integrativa da literatura, foi possível constatar que não são muitos os trabalhos que
envolvem o gênero, corroborado ao fato de contribuir para a atuação dos professores em sala de
aula. Assim, espera-se que essa pesquisa contribua de forma significativa para a ampliação das
discussões sobre o tema bem como contribua para a atuação docente do professor de língua
portuguesa, dado a discussão teórica, a sequência didática e o produto educacional consistente no
curso de formação de professores.