AÇÕES DE INDUÇÃO AOS PROFESSORES INICIANTES: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Início da carreira docente. Processo de indução. Coordenador Pedagógico. Pesquisa-formação
Diante da importância de acolher o professor iniciante, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolvida na perspectiva da pesquisa-formação, tem como indagação inicial refletir como favorecer a inserção dos professores iniciantes e fazê-los progredir na carreira desde os primeiros anos de exercício profissional. Dentro da escola o coordenador pedagógico (CP) é o responsável em formar e orientar o trabalho pedagógico do professor inicial favorecendo que sua prática seja confortável e lhes conferindo um sentimento de pertença a profissão e ao espaço escolar. Desta forma, na pesquisa se propõe realização de formações em colaboração com os CP de uma Rede Municipal de ensino, proporcionando uma rede de discussões que favoreçam o trabalho dos mesmos com os professores iniciantes. A cada encontro a pesquisadora e os CP farão estudos sobre a temática e ao final levantarão ações de indução para serem executadas nas escolas. Partindo daí os dados a serem analisados, serão obtidos por meio de gravações de áudio dos encontros. Com esta pesquisa, espera-se favorecer a continuidade das ações e futuras políticas ou programas de indução à referida rede municipal de ensino.