(Re)significações da lei 10.639/03 e das relações étnico-raciais em um processo de formação compartilhada docente
Relações Étnico-raciais. Lei 10.639/03. Educação Antirracista. Desenvolvimento Profissional. Atividade Docente.
O presente trabalho tem como problema de pesquisa que relações estabelecidas com os saberes docentes possibilitam um desenvolvimento profissional de professores pautado em práticas pedagógicas antirracistas? A execução da pesquisa pressupõe a realização de uma Formação Compartilhada sobre as temáticas das relações étnico-raciais e lei 10.639/03 e se justifica pela necessidade de construção de uma educação antirracista, centrada na pluralidade e diversidade de povos e culturas que formaram e formam a sociedade brasileira, em detrimento a práticas educativas hegemônicas que insistem em focar apenas a história eurocêntrica. Possui como objetivo principal investigar as (re)significações das relações que professores do Ensino Fundamental Anos Finais estabelecem com o saber docente mobilizado para ensinar as relações étnico-raciais, em um processo de formação compartilhada, podem contribuir para a implementação da lei 10.639/03. De caráter qualitativo e exploratório a pesquisa possui como campo uma Escola Estadual, localizada em um Município da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG e os possíveis sujeitos participantes serão os docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como estratégia de obtenção de dados, durante a realização da formação serão realizadas entrevistas semiestruturadas, registradas por meio de vídeogravações para obtenção de narrativas orais, valendo-se, com isso de gravadores de voz e vídeo, além de diários de campo e materiais produzidos pelos participantes, como planos de atividades e planejamentos. Para análise dos dados utilizaremos os “Núcleos de Significação” (Aguiar; Ozella, 2013) referenciado materialismo histórico-dialético e a “Teoria da Atividade” (Leontiev, 2021).