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Banca de QUALIFICAÇÃO: JUAN JONATHA NORONHA DEL GIUDICE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUAN JONATHA NORONHA DEL GIUDICE
DATA: 27/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: google meet (on line)
TÍTULO:

A construção da identidade da supervisão pedagógica: embates, possibilidades e tendências


PALAVRAS-CHAVES:

supervisão pedagógica; identidade profissional; formação docente; função supervisora.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO:

A supervisão pedagógica, no desenvolver de sua constituição enquanto profissão, passou por diferentes contornos desde sua gênese no contexto administrativo de produção, até a sua efetivação como função pedagógica. O perfil da função vem sendo moldado de acordo com as transformações sociais, políticas e educacionais resultando na criação de diferentes atribuições, de controle, fiscalização e orientação, entre outras competências, que compreendem a atuação do supervisor pedagógico em diferentes perspectivas educacionais. Hoje, o acúmulo de funções, a falta de orientações legais de forma clara e os diferentes contextos de formação, implicam significativamente na sua atuação e na construção de uma identidade profissional coesa, obstaculizando o pleno desenvolvimento de seu trabalho pedagógico. À vista disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como tem ocorrido a construção da identidade do supervisor pedagógico e como a sua constituição implica na sua atuação no contexto escolar. Para tanto, esse trabalho de cunho qualitativo, a partir de uma abordagem exploratória, promove uma aproximação com supervisores pedagógicos de uma rede municipal de Minas Gerais através da aplicação de questionários para a obtenção de dados preliminares sobre a formação e prática dos supervisores pedagógicos e da realização de entrevistas, visando o aprofundamento da compreensão das motivações e do impacto da identidade profissional para a pratica pedagógica. Espera-se com essa pesquisa identificar como a identidade dos supervisores pedagógicos vem sendo construída, considerando o impacto dos aspectos normativos, das características dos perfis dos supervisores e da formação destes profissionais para atuar na área da gestão pedagógica. Com os dados coletados, será possível conceber elementos que sinalizem para a necessidade de reformulação dos aspectos normativos e que permitirão a proposição de atividades formativas para a supervisão pedagógica. Bem como a possibilidade de construir materiais que contribuam para a construção de uma identidade profissional coesa e integrada com a função social da educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - WESLEY SILVA - UNIFAL (Suplente)
Externo à Instituição - CLAUDIA OLIVEIRA PIMENTA - FCC (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/08/2024 17:25
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