A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DE INGLÊS
Professores de Línguas. Tecnologias Digitais. Vídeos de Animação.
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar, por meio de práticas pedagógicas com professores de línguas de uma cidade do Sul de Minas Gerais, as possíveis vantagens de se utilizar recursos tecnológicos a fim de serem facilitadores nas aulas de inglês do ensino fundamental 1. A presente pesquisa apresenta referencial teórico que contextualiza questões referentes ao pensamento crítico reflexivo acerca das tecnologias digitais, buscando estabelecer uma relação entre letramento digital, tecnologias digitais nas práticas educacionais, multimodalidade e a internet como recurso digital.
Com o intuito de atender ao objetivo deste trabalho, a pesquisa será realizada com 4 professores de inglês atuantes nas 4 escolas da cidade da pesquisadora, que possuem a disciplina de língua inglesa no ensino fundamental 1. A metodologia que será utilizada se caracterizará de natureza qualitativa, delineada por meio de uma abordagem exploratória e de estudo de caso. Serão utilizados quatro instrumentos de geração de dados para a pesquisa - o questionário inicial, análise dos vídeos de animação como foco da discussão, questionário final e a análise dos resultados finais