MAPAS MENTAIS: UMA FERRAMENTA VISUAL PARA A COMPREENSÃO E A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Mapas mentais; MindMeister; ensino-aprendizagem
Os mapas mentais, ferramentas de visualização que representam graficamente as conexões entre ideias, têm se mostrado eficazes na organização e compreensão de informações complexas. Este trabalho busca investigar a contribuição do uso de mapas mentais como recurso pedagógico para o processo de produção textual. Para isso, apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o conceito de mapas mentais, seus benefícios e aplicabilidade em diversos contextos. Em seguida, analisa a ferramenta MindMeister, aplicativo digital que possibilita a criação de mapas mentais, a partir dos estudos de Reis (2017). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratório, de abordagem qualitativa e descrita para a análise dos dados. Através da pesquisa teórica, constatou-se que os mapas mentais promovem a melhoria da memória e da retenção de informações, facilitando a aprendizagem significativa e a resolução de problemas. Além disso, essa ferramenta visual estimula a criatividade e a produtividade, auxiliando na geração de novas ideias e na tomada de decisões. A aplicabilidade dos mapas mentais é ampla, abrangendo áreas como educação, negócios, psicologia e ciências da computação. Na educação, os mapas mentais são utilizados para facilitar o estudo, a revisão e a compreensão de conteúdos complexos. No ambiente corporativo, essa ferramenta auxilia na organização de projetos, na gestão de equipes e no desenvolvimento de estratégias.