Notícias

Banca de DEFESA: SILVANA RAMLOW OTTO TEIXEIRA DA LUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVANA RAMLOW OTTO TEIXEIRA DA LUZ
DATA: 29/04/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Anfiteatro do Geosolos da EPAMIG
TÍTULO:

Potencial de cultivares F2 de Coffea arabica L. para produtividade, resistência a ferrugem e aos nematoides das galhas


PALAVRAS-CHAVES:

Populações F2. Heterose. Hemileia vastatrix Berk & Broome. Meloidogyne exigua. Meloidogyne paranaensis.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal
RESUMO:

Na espécie Coffea arabica L. as cultivares desenvolvidas são linhagens que propagadas por sementes dão origem a lavouras uniformes. O desenvolvimento de uma nova linhagem é um processo longo, sendo necessário de 25 a 30 anos de pesquisa, recursos e dedicação dos pesquisadores. Além do tempo, as sucessivas gerações de autofecundação reduzem o vigor híbrido ou heterose impactando na produtividade da linhagem. Dessa forma, novas estratégias devem ser desenvolvidas pelos programas de melhoramento genético visando não só a redução do tempo como também a exploração da heterose em café arábica. Assim foram realizados três trabalhos envolvendo a avaliação o potencial de populações F2 de C. arabica para resistência a ferrugem alaranjada do cafeeiro, nematoides das galhas, desenvolvimento vegetativo e produtividade. No primeiro trabalho o objetivo foi avaliar o nível de resistência a ferrugem em plantas em geração F2. E adicionalmente, procurou-se verificar a ação da ferrugem na eficiência fotoquímica e na atividade enzimática da planta. Populações F2 de C. arabica podem apresentar resistência completa a ferrugem ou reduzida taxa de segregação associada a baixa severidade.

A ferrugem do cafeeiro reduz a eficiência dos parâmetros fotossintéticos em plantas com resistência incompleta. A infecção do fungo Hemileia vastatrix aumenta a expressão das enzimas SOD e CAT em plantas de C. arabica L. No segundo trabalho o objetivo foi avaliar a resistência de populações F2 de café arábica aos nematoides Meloidogyne exigua e Meloidogyne paranaensis. Populações F2 de C. arabica podem ser resistentes ao nematoide M. exigua ou apresentar baixa taxa de segregação. Para o nematoide M. paranaensis a segregação observada foi de 3:1 nas populações F2 avaliadas. No terceiro trabalho o objetivo foi verificar a potencial produtivo e a heterose de híbridos F1 Coffea arabica L. e avaliar o desempenho vegetativo e produtivo, assim como a heterose de plantas de café arábica em geração F2. Os híbridos F1 EPAMIG 36, EPAMIG 02, EPAMIG 44 e EPAMIG 43 apresentaram as maiores produtividades acumuladas nas três safras e a heterose variou de 17,2 a 95,5%. Já as populações F2 apresentaram desenvolvimento vegetativo vigoroso. E em relação a produtividade destaca-se o T105 com estimativa de produtividade de 30,11 sacas ha-1 em sistema de irrigação por gotejamento. A heterose para a estimativa de produtividade variou de -15,26 a 149,41%.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ DOMINGHETTI FERREIRA - EMBRAPA (Suplente)
Externo à Instituição - VINÍCIUS TEIXEIRA ANDRADE - EPAMIG (Membro)
Externo à Instituição - REGIS PEREIRA VENTURIN - EPAMIG (Suplente)
Externo ao Programa - FLAVIA MARIA AVELAR GONCALVES - DBI/ICN (Membro)
Externo ao Programa - TIAGO TERUEL REZENDE - DAG/ESAL (Membro)
Interno - CESAR ELIAS BOTELHO - UFLA (Membro)
Presidente - GLADYSTON RODRIGUES CARVALHO - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 16/04/2024 11:11
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 01/05/2024 07:45