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Banca de DEFESA: CAROLINE MENDONÇA NOGUEIRA PAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE MENDONÇA NOGUEIRA PAIVA
DATA: 31/10/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 206 - DAE - Bloco 3
TÍTULO:

DO PREÇO AO APREÇO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO MERCADO DE CSAs NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

NÃO INFORMADO


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O Marketing incorporou em seus estudos o campo dos Estudos Construtivistas de Mercado, o qual baseia-se na compreensão de que os mercados não são dados concretos, ou modelos pré-existentes, mas estão em constante desenvolvimento graças à ação dos atores que nele operam. Nesta perspectiva, os mercados podem e devem ser estudados, surgindo uma série de teorias para explicar seu comportamento, como as Práticas de Mercado e o Programa de Marketização. De acordo com estas vertentes, o mercado é constituído a partir de três conjuntos de práticas: Representação, Normatização e Transação, e se configura através de cinco enquadramentos: Bens de Pacificação; Agências de Marketização; Encontros de Mercado; Formação de Preços; e Desenho de Mercado e Sua Manutenção. Como não é possível atingir o enquadramento completo, surgem então os transbordamentos, os quais alteram as estruturas que compõem o mercado, resultando em sua dinâmica. Os Estudos Construtivistas de Mercado têm sido aplicados na análise dos mercados agroalimentares alternativos, para explicar que as relações constituintes desses mercados são muito mais complexas do que apenas o fornecimento de comida, envolvendo também elementos técnicos e sociais a serem explorados. Neste cenário, emerge a Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA, concebida como um novo arranjo de mercado, e que foi escolhida como objeto deste estudo. A CSA é um mercado alternativo de distribuição de alimentos, no qual agricultores e consumidores se unem, visando o sustento do organismo agrícola em troca do fornecimento de alimentos, estimulando a economia local, preservando as relações socioambientais e valorizando a alimentação saudável, diversificada e nutritiva. Partindo destes campos conceituais, este trabalho se propõe a descrever, sob a ótica dos Estudos Construtivistas de Mercado, como o mercado de CSA é construído, identificando se, e de que forma, as práticas de mercado contribuem para a formação de enquadramentos nestes mercados. A partir da epistemologia construtivista e de um paradigma interpretativista, foi estudado o fenômeno da construção do mercado das CSAs no Brasil, utilizando técnicas qualitativas para a coleta de dados, como entrevistas, observação e análise documental, o qual contou com a colaboração de 28 atores, sendo eles membros de 7 CSAs e da entidade CSA Brasil. A partir da análise de conteúdo dos dados obtidos, foram identificados os principais atores e dispositivos que atuam nas CSAs, bem como as práticas que compõem estes mercados, sendo elas: i. Práticas de Representação: Cuidado com a terra e com o ambiente; Compromisso; Conexão com o alimento; Conexão com o eu e com o outro; Cuidado com a alimentação; Filosofia CSA; ii. Práticas de Normatização: Curso de formação da CSA Brasil; Normas e regimentos internos de cada CSA; Métodos de produção e normas de certificação; Políticas públicas e legislação; iii. Práticas de Transação: Administração dos processos da CSA; Gestão do Organismo Agrícola; Cesta de Produtos; Consumo. Tendo identificado as práticas e suas relações no contexto das comunidades, contextualizou-se a relação entre as práticas os enquadramentos de mercado, caracterizando a configuração dos mercados de CSAs. A análise também permitiu identificar alguns transbordamentos que foram relatados, os quais são fundamentais pois as soluções encontradas por cada comunidade para estas situações resultaram em CSAs singulares, com perfis distintos. Por fim, foi possível identificar que nas CSAs estudadas, os processos de cálculo de valor performados pelos elementos sociotécnicos se baseiam em cálculos quantitativos, qualitativos e sociais, conforme a tríade desenvolvida por Cochoy (2008), e por um quarto elemento de cálculo de valor, baseado na filosofia que rege as comunidades: o Apreço. Diante disso, essa tese contribui para o avanço teórico no campo de Construção de Mercados, demonstrando como se dão os processos de formatação de mercados emergentes numa perspectiva dinâmica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Interno - LUIZ MARCELO ANTONIALLI (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Suplente)
Externo ao Programa - DANY FLAVIO TONELLI - DAE (Membro)
Externo à Instituição - ALINE PEREIRA SALES MOREL - IFSM (Suplente)
Externo à Instituição - MARLON DALMORO - UNIVATES (Membro)
Externo à Instituição - AMERICO PIERANGELI COSTA - UnB (Membro)
Notícia cadastrada em: 21/10/2019 08:24
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