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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERDAN JOSÉ DA SILVA TEODORO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERDAN JOSÉ DA SILVA TEODORO
DATA: 07/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Valores pessoais dos consumidores de iogurtes saudáveis sob a perspectiva da cadeia meios-fim


PALAVRAS-CHAVES:

Laddering. Vegano. Sem lactose. Proteico. Consumidor.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

As preocupações do ser humano, tendo em vista as atividades saudáveis de alimentação,
estão cada vez maiores. Para isso, compreender os aspectos capazes de influenciar as
atitudes e comportamentos dos consumidores tornam-se cada vez mais relevantes.
Atualmente, os avanços biotecnológicos têm facilitado o surgimento de novos produtos
com diversas características distintas como sabor, textura, composição, etc. Mediante o
exposto, os iogurtes são frequentemente associados aos alimentos considerados
saudáveis, devido aos efeitos positivos que podem proporcionar ao sistema
gastrointestinal. Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de
alimentos do mundo, sendo a indústria alimentícia uma das principais responsáveis pela
arrecadação pecuniária do país. A partir disso, o presente estudo objetiva identificar, sob
a ótica da teoria da cadeia meios-fim, como os valores básicos humanos moderam o
processo de estruturação hierárquica cognitiva dos consumidores de iogurtes saudáveis,
bem como identificar as peculiaridades de cada perfil de consumo. Para isso, foram
selecionados três diferentes tipos de iogurtes saudáveis disponíveis no mercado: sem
lactose, proteico e vegano. Os iogurtes sem lactose são elaborados com o objetivo de
atender os consumidores que possuam intolerância a lactose, advinda pela falta da
lactase, enzima responsável pelo hidrolisação deste dissacarídeo. Os iogurtes proteicos
caracterizam-se pelo enriquecimento mediante o uso do concentrado de proteína do leite
e são destinados, usualmente, para atletas e praticantes de atividades físicas. Os iogurtes
veganos, por sua vez, são produtos elaborados à base de sucos de vegetais visando
atender consumidores que se preocupam não só com os aspectos fisiológicos, mas
também com questões voltadas para o meio-ambiente e os argumentos éticos e morais
referentes ao bem-estar animal. Deste modo, será utilizada a técnica de entrevista em
profundidade laddering e suas ramificações metodológicas para identificar as relações
entre as características dos produtos, as consequências ou benefícios gerados pelo
consumo, capazes de atingir estados finais de existência (valores básicos humanos).
Serão analisadas as relações entre as categorias pertencentes às cadeias de percepções
dominantes encontradas. O estudo será conduzido, inicialmente, na cidade de
Lavras/MG, de modo que, poderá ultrapassar seus limites devido às indicações dos
entrevistados. Cabe destacar que, as caraterísticas dos entrevistados devem se enquadrar
aos critérios estipulados para seleção, visando apenas aqueles que possuam vínculos
satisfatórios para atender os objetivos desta pesquisa. Por fim, é apresentado o
cronograma para a realização deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMERICO PIERANGELI COSTA - UnB (Suplente)
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Externo à Instituição - MÁRCIO LOPES PIMENTA - UFU (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Notícia cadastrada em: 23/06/2020 13:40
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