Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURIENE TEIXEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURIENE TEIXEIRA SANTOS
DATA: 09/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE DA INFLUENCIA DA MÍDIA DE NEGÓCIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo. Mídia de negócios. Percepções.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O empreendedorismo é um campo de estudo que se desenvolveu ao longo do tempo, e o
interesse pelo tema tem aumentado significativamente. No Brasil, muitos são os
programas de incentivo e apoio ao empreendedorismo, pois este é considerado
propulsor do desenvolvimento econômico. Além disso, são muitos os brasileiros que
almejam ter um negócio próprio. Dessa forma, a mídia de negócios encontrou um
mercado propício para divulgar meios de impulsionar carreiras e empresas, já que cada
vez mais nota-se a constituição de uma cultura empreendedora. O conteúdo de livros,
revistas e sites que se encontram nesse segmento utilizam histórias de vida, feitos
heroicos, propostas para se obter sucesso profissional, dentre outros. Assim, o conteúdo
veiculado pela mídia de negócios nem sempre possui embasamento acadêmico,
podendo inclusive gerar premissas ambíguas. Nesse sentido, o objetivo geral do
presente estudo é compreender como a percepção dos estudantes de graduação da
Universidade Federal de Lavras pode ser influenciada pela forma como a mídia de
negócios difunde o empreendedorismo. Buscando o embasamento teórico necessário, o
referencial teórico apresenta as principais abordagens relacionadas ao
empreendedorismo, busca discutir como este tem sido percebido na atualidade e, por
fim, discute sobre management e mídia de negócios. Com relação os procedimentos
metodológicos, será realizado um estudo de natureza qualitativa e quantitativa. No
estudo qualitativo, de caráter descritivo, será utilizada como técnica de coleta de dados a
entrevista temática baseada em roteiro. Esta será realizada com os estudantes de
Administração, buscando conhecer de forma mais aprofundada a percepção dos
estudantes sobre empreendedorismo. Os dados serão analisados através de análise de
conteúdo. No estudo quantitativo, será aplicado um questionário para todos os cursos
que possuem a disciplina de empreendedorismo, buscando realizar um comparativo da
percepção dos estudantes antes e depois de cursarem a disciplina. Os dados serão
analisados através do software SPSS.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRA DE SÁ MELLO DA COSTA - PUC - RJ (Membro)
Interno - CLERIA DONIZETE DA SILVA LOURENCO (Suplente)
Presidente - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)
Interno - VALERIA DA GLORIA PEREIRA BRITO (Membro)
Notícia cadastrada em: 23/06/2020 14:18
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 02/05/2024 02:25