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Banca de DEFESA: CAMILA DE ASSIS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA DE ASSIS SILVA
DATA: 08/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

COMPREENDENDO A AÇÃO EMPREENDEDORA: POR MEIO DE UMA REVISÃO
DE ESCOPO, ELABORAÇÃO DE ESQUEMA NA GESTÃO ESCOLAR E NO PNE E
ANÁLISE DA “INTERAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA”


PALAVRAS-CHAVES:

Web of Science. Categorias de Análise. Setor Público.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Nesse estudo buscou-se compreender a ação empreendedora. Nessa perspectiva, essa
dissertação foi elaborada no formato de artigos. Para atender a temática proposta, criou-se
duas questões problemas: Como a definição da ação empreendedora é trabalhada na
literatura? A gestão escolar, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a “interação família
escola” podem ser compreendidos pela teoria da ação empreendedora? Diante disso,
elaborou-se três artigos, para responder à essas indagações. O primeiro é uma revisão de
escopo sobre a ação empreendedora realizada na Web of Science, com o propósito de
compreender como tem sido tratada a conceituação da ação empreendedora em artigos
internacionais e nacionais. Na metodologia, utilizou-se a revisão de escopo, através dos cincos
estágios propostos por Arksey e O’Malley. Nos resultados, apresentou-se um fluxograma com
as etapas desenvolvidas na escolha dos artigos da revisão, além das análises dos periódicos
utilizados e classificação metodológica dos artigos incluídos. Ademais, foi possível
compreender a conceituação da ação empreendedora e criou-se uma proposta de definição da
mesma à partir das categorias de análise estabelecidas e do estudo dos artigos selecionados. O
segundo artigo consistiu em um ensaio teórico que buscou compreender a gestão escolar e o
PNE por meio da teoria da ação empreendedora, onde elaborou-se uma proposta de esquema
teórico para analisar essa temática. Na metodologia utilizou-se o ensaio teórico. Assim sendo,
para explicar teoricamente o fenômeno, criou-se 10 categorias de análise referentes à gestão
escolar, as quais foram compiladas em formato de esquema teórico. O resultado das
interações das mesmas consiste na ação empreendedora. Com o esquema apresentado,
constatou-se que é possível compreender a gestão escolar e o PNE na perspectiva da teoria da
ação empreendora. O terceiro artigo é uma pesquisa teórica-empírica que apresenta a
aplicação da ação empreendedora no setor público municipal, especificamente na “interação
família-escola”, ação que acontece para atender a meta 07 do PNE. A metodologia é
qualitativa e explicativa, os procedimentos foram tratados por meio do estudo de multicasos.
A triangulação dos dados foi realizada com entrevista em profundidade, grupos focais e
análise de dados secundários. Ademais, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados
confirmaram-se na análise da “interação família-escola” por meio do esquema proposto e
constataram que a mesma é uma ação empreendedora, que consegue aproximar os membros
familiares do ambiente escolar. As limitações dessa dissertação está relacionada ao Artigo 1,
devido à utilização exclusiva da Web of Science e ao acesso fechado de muitos artigos para
download na Internet e ao Artigo 3, na qual os gestores educacionais da escola y não puderam
participar do grupo focal. Como agenda futura de pesquisa, sugere-se novos estudos
relacionados à ação empreendedora através da análise da conceituação da ação
empreendedora em outras plataformas de dados para compreender como a mesma tem sido
tratada. Sugere-se também a utilização do esquema teórico proposto em outras instituições
educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)
Interno - VALERIA DA GLORIA PEREIRA BRITO (Suplente)
Externo ao Programa - DANY FLAVIO TONELLI - DAE/FCSA (Membro)
Externo à Instituição - LILIANE DE OLIVEIRA GUIMARAES - PUC-MG (Membro)
Notícia cadastrada em: 03/07/2020 12:09
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