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Banca de DEFESA: FABRICIO PIURCOSKY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO PIURCOSKY
DATA: 24/07/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A Participação do Investimento Estrangeiro no Processo de Reestruturação do Setor de Ensino: Uma análise da eficiência relativa de instituições de ensino superior privadas no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Fusões. Aquisições. Alianças. Ensino Superior. Educação.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Eventos de fusão, aquisição e aliança acontecem desde 2001 no setor de ensino
superior privado brasileiro. Isso resultou em empresas de capital aberto e na expansão
de grupos educacionais a partir do aporte de investimentos estrangeiros. A discussão da
participação e controle de capital estrangeiro abrange dois aspectos importantes: uma
possível reestruturação do setor de ensino superior privado brasileiro e um potencial
impacto no nível de eficiência relativa das instituições de ensino superior brasileiras.
Destarte, o objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos no setor de ensino superior pela
entrada do capital estrangeiro. Para cumprir este propósito, o estudo apresenta mais de
170 eventos de fusão, aquisição ou aliança ocorridos no Brasil entre os anos 2001 e
2019 e avalia dados de 55 instituições de ensino de 6 grupos educacionais diferentes
entre os anos de 2014 a 2017. A pesquisa utiliza dados secundários provenientes de
empresas de consultoria da área educacional, da bolsa de valores, de periódicos,
literatura e de relatórios de órgãos governamentais como INEP e MEC. Foi possível
verificar que está em curso uma reestruturação do setor estudado, pois, por meio do
cálculo do índice de Hirschman–Herfindahl, foi possível verificar que o grau de
concentração apresenta aumento nos últimos anos, e, que, se for considerado apenas a
graduação na modalidade a distância já existe uma concentração moderada no mercado.
À luz da aplicação da metodologia DEA, são analisadas variáveis que apresentaram
como resultado a eficiência relativa das instituições envolvidas (quantitativamente e
qualitativamente). Observou-se que das 55 instituições analisadas, 7 instituições foram
consideradas eficientes na perspectiva quantitativa e 5 instituições foram consideradas
eficientes na perspectiva qualitativa. Também foi possível atestar que os índices de
eficiência são crescentes. Por meio do modelo de regressão Tobit são comparados e
verificados o efeito dos resultados dos níveis de eficiência. Os indicadores considerados
influenciadores foram o total de alunos por total de docentes, a entrada de capital
estrangeiro e o total de doutores por total de docentes. Concluiu-se então, que o nível de
eficiência quantitativa foi o que mais contribuiu para os resultados positivos do nível de
eficiência relativa das instituições.
Fusões. Aquisições. Alianças. Ensino Superior. Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CRISTINA LELIS LEAL CALEGARIO (Membro)
Interno - FRANCISVAL DE MELO CARVALHO (Membro)
Externo à Instituição - AGOSTINHO SOUSA PINTO - UNIPORTO (Membro)
Externo à Instituição - Renan Antonio da Silva - UMC (Suplente)
Externo à Instituição - NILTON DOS SANTOS PORTUGAL - UNIS (Membro)
Externo à Instituição - Rodrigo Franklin Frogeri - UNIS (Suplente)
Externo à Instituição - MANUEL ANIBAL SILVA PORTUGAL E VASCONCELOS FERREIRA - UNINOVE (Membro)
Notícia cadastrada em: 21/07/2020 15:38
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