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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANDA SILVEIRA BACELAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANANDA SILVEIRA BACELAR
DATA: 31/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DE CARREIRAS DE INFLUENCIADORAS


PALAVRAS-CHAVES:

carreira; netnografia; Bourdieu; campo de carreira; capital de carreia.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Novas formas organizacionais, redes virtuais e novas formas de trabalho, bem como as
frequentes mudanças ocupacionais (MAYRHOFER; MEYER; STEYRER, 2007)
representam fatores que influenciam os novos contextos sociais por meio da abertura de
possibilidades para mudanças nas trajetórias de carreiras. Carreiras praticamente
inexistentes há anos atrás têm ganhado destaque na atualidade. A Internet, como um
meio facilitador para construir carreiras coloca em evidência o contexto de inter-
relações que se estabelecem no mundo online e fornece um contexto importante em que
carreiras são estruturadas (HOOLEY, 2012). É a partir dessa construção do mundo
online que os influenciadores digitais criam relações com o público para obterem
legitimidade e constroem suas carreiras. Segundo dados da Adweek (2018), 95% dos
influenciadores são mulheres. Esse contexto de participação majoritária de mulheres
como influenciadoras digitais, atrelada às mudanças na atuação das mulheres no
mercado de trabalho nas últimas décadas estimulou o desenvolvimento do seguinte
objetivo de pesquisa: compreender a construção da carreira de influenciadoras digitais
no campo da rede social online Instagram, considerando que o crescimento expressivo
de influenciadores digitais se deu nessa plataforma de rede social online (ABIDIN,
2016). Para tanto, utiliza-se da teoria bourdieusiana para estudar o capital de carreira
recrutado por essas influenciadoras, bem como as relações socialmente construídas que
se estabelecem nesse campo de atuação. A proposta metodológica do estudo é a
realização de uma netnografia (KOZINETS, 2014) em perfis de mulheres que são
consideradas influenciadoras digitais e utilização dos seguintes instrumentos de coleta:
observação participante, questionário sóciodemográfico e entrevistas semiestruturadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLERIA DONIZETE DA SILVA LOURENCO (Suplente)
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Interno - FLAVIANA ANDRADE DE PADUA CARVALHO (Membro)
Presidente - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Membro)
Externo à Instituição - SIDINEI ROCHA DE OLIVEIRA - UFRGS (Membro)
Notícia cadastrada em: 31/08/2020 18:29
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