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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL RODOLFO SARTORELLI SADOCCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL RODOLFO SARTORELLI SADOCCO
DATA: 27/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE AS POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Escola Particular; Administração Estratégica; Marketing; Lei de Cotas; Prouni.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Este trabalho busca diagnosticar quais têm sido as respostas estratégicas que as escolas
particulares de educação básica estão adotando ante as políticas de acesso ao ensino superior,
implementadas no Brasil nas duas primeiras décadas do século XX. Para atingir esse objetivo,
a pesquisa contará com uma triangulação de fontes e métodos, e se inicia no referencial teórico
por revisões de literatura, que abordam: a educação no Brasil, a administração estratégica e o
marketing. Apresentar-se-á também os subtemas caros a proposta em cada uma das áreas, que
na administração estratégica seria os 5Ps de Mintzerg; no campo de marketing, virá o
comportamento do consumidor e dentro dessa disciplina: as motivações e decisões de consumo;
chegando-se, por fim, a abordar o comportamento do consumidor educacional. Observa-se que
dos tópicos aqui propostos, apenas os mais gerais são amplamente discutidos pela academia, e
desse modo, advindos da revisão de literatura. A primeira etapa da pesquisa em si, contará com
duas revisões integrativas, uma de marketing estratégico para a criação de valor e vantagem
competitiva em instituições educacionais e a segunda, a escolha da escola no contexto
brasileiro. Na segunda etapa, entrevistar-se-á em profundidade tanto alunos que entraram no
ensino médio na escola particular após 2012, como alunos que optaram pela escola pública.
Essas entrevistas serão submetidas a análise de conteúdo, com categorias abertas. Os roteiros
de pesquisa serão baseados no referencial teórico e nas duas revisões integrativas. A etapa
seguinte contemplará uma webometria que mapeará diversos tipos de estratégias que vêm sendo
trabalhadas pelas escolas. Somando-se as etapas acima, formar-se-á um roteiro de entrevista
para entrevistar nas mesmas condições da etapa 2, os gestores escolares responsáveis pela
elaboração das estratégias dos colégios do ensino fundamental. Todos os resultados serão
triangulados com a literatura, refletindo-os a luz da teoria dos 5Ps de Mintzberg, ofertando, ao
final, possíveis soluções para as instituições de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Suplente)
Interno - CLERIA DONIZETE DA SILVA LOURENCO (Membro)
Interno - KELLY CARVALHO VIEIRA - UFLA (Membro)
Presidente - LUIZ MARCELO ANTONIALLI (Membro)
Externo ao Programa - MARCELO SEVAYBRICKER MOREIRA - DCH/FCHEL (Membro)
Notícia cadastrada em: 26/10/2020 12:32
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