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Banca de DEFESA: TERESA CRISTINA MONTEIRO MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERESA CRISTINA MONTEIRO MARTINS
DATA: 18/12/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A INOVAÇÃO DE VALOR NO SETOR PÚBLICO - PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Inovação, Oceano azul, Fatores críticos, Setor público, Valor público.


PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

No atual contexto da administração pública, plataformas tecnológicas podem e estão sendo utilizadas para atender a demandas de gestores e cidadãos por ferramentas inovadoras que possibilitem processos mais participativos e colaborativos, associados à eficiência em gestão. O fato é que a inovação por plataformas tecnológicas constitui realidade no setor privado, evidenciada pelo sucesso de aplicações como Airbnb, Netflix, Youtube, entre outras. Entretanto, observa-se que o desenvolvimento e a aplicação do conceito e tecnologia de plataforma no contexto público, parece não alcançar a mesma percepção de valor. Inovar em valor no setor público significa criar um valor diferenciado percebido pelos cidadãos e pela sociedade, além proporcionar eficiência e redução de custos às instituições. Nesse sentido, compreende-se que o potencial de entrega de valor das plataformas pode ser aumentado avaliando-se o que os cidadãos percebem como valor pelo uso de novas tecnologias do setor público. Nesse contexto, a presente tese, fundamentada nos conceitos de inovação de valor, valor público e fatores críticos de sucesso, tem como objetivo geral propor, aplicar e analisar um modelo de fatores críticos de sucesso para avaliação de inovação de valor no setor público, chamado nesta pesquisa de “Radar da inovação de valor no setor público”. Este objetivo geral encontra-se dividido em três objetivos específicos, tratados em três artigos, componentes da tese: (i) Aprofundar o conceito de inovação de valor e propor um modelo teórico de Radar da Inovação de Valor no Setor Público; (ii) aplicar e validar o modelo para identificar a percepção de inovação de valor por usuários de uma Plataforma de gestão de ideias (inovação aberta); e (iii) aplicar o modelo visando identificação e análise de percepção de inovação de valor junto a usuários de uma plataforma de administração e gestão acadêmica utilizada por Universidades públicas. Têm-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos de caráter exploratório-descritivos e abordagens qualitativa e quantitativa, apoiada em revisão sistemática de literatura, revisão de especialistas, estudo de caso (plataforma de geração de ideias) e estudo multicaso (plataforma ou sistema de administração e gestão acadêmica). O primeiro artigo refere-se à proposição do “modelo radar” com base em revisão sistemática de literatura, validada por painel de especialistas. O segundo artigo diz respeito a um estudo de caso sobre o uso de plataforma tecnológica na captação de ideias visando inovações em uma Universidade pública. Esse estudo, envolvendo 107 usuários, buscou aplicar, avaliar e validar o modelo radar com base em abordagem descritiva e análise multivariada de dados. O terceiro artigo refere-se a estudo multicaso quantitativo realizado via aplicação de questionário, com questões baseadas em dimensões e fatores do radar, junto a 815 usuários de 15 Universidades públicas brasileiras visando investigara percepção de inovação de valor de uma plataforma ou sistema de administração e gestão acadêmica. Nesse último artigo, a análise dos dados ocorreu pelo cálculo da média geral relativa à soma de cada um dos fatores do radar no âmbito de cada uma das Universidades. Como resultados têm-se: i) a proposição do modelo radar, composto de 4 dimensões e 12 fatores críticos: Abertura: acessibilidade, usabilidade e motivação; Qualidade: utilidade, presteza e satisfação; Eficiência: economia, organização e governança; e Efetividade: confiança, cultura e impacto social; ii) a aplicação e validação do modelo ao caso de uso da plataforma de desafio de ideias, em que os usuários perceberam inovação nos fatores relacionados às dimensões Abertura e Eficiência; e iii) a aplicação no contexto da plataforma de gestão e administração acadêmica em uso nas Universidades em que esta tecnologia foi percebida como simples ferramenta ou sistema de automação do trabalho manual e não como inovação. Concluiu-se que a criação de iniciativas de inovação diferenciadas em valor e custo no setor público, depende da percepção do que os cidadãos e organizações públicas buscam como valor ao utilizar essas iniciativas. Concluiu-se ainda que o conceito de valor público e a abordagem dos fatores críticos de críticos de sucesso contribuem com o alcance de inovação de valor também no setor público e permitem a avaliação de projetos e iniciativas ou tecnologias de inovação e alcançando reflexões sobre efetividade das iniciativas de inovação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANDRE GRUTZMANN (Membro)
Interno - LUIZ MARCELO ANTONIALLI (Suplente)
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Membro)
Interno - ANDRE LUIZ ZAMBALDE (Membro)
Externo ao Programa - ANDRE PIMENTA FREIRE - DCC/ICET (Suplente)
Externo ao Programa - DANY FLAVIO TONELLI - DAP/FCSA (Membro)
Externo à Instituição - SAMUEL CARVALHO DE BENEDICTO - PUC - SP (Membro)
Externo à Instituição - HELIO LEMES COSTA JUNIOR - UNIFAL (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/12/2020 21:45
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