Banca de DEFESA: MARCELO OLIVEIRA JÚNIOR

DISCENTE: MARCELO OLIVEIRA JÚNIOR
DATA: 09/04/2021

CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Pós-graduação em Administração. Orientação acadêmica. Construcionismo social. Análise do discurso

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
Desde meados da década de 1960, a educação superior brasileira vem apresentando um aumento expressivo no número de estudantes matriculados em cursos de graduação. Concomitantemente, o número de estudantes matriculados em cursos de pós-graduação também tem aumentado especialmente em cursos stricto sensu uma vez que são os mestres e doutores egressos desses cursos os responsáveis pelo magistério no ensino superior. Esse aumento, contudo, não representa melhoria no processo de formação docente uma vez que a ênfase está na formação de pesquisadores e não de professores. A literatura científica vem denunciando essa negligência e a ausência de iniciativas formais de capacitação de docentes para o ensino pelos programas de pós-graduação. Além disso, algumas práticas pedagógicas presentes nos programas não são consideradas como oportunidades de formação docente. A orientação acadêmica é uma dessas. O processo de orientação é permeado por diversos entendimentos que são atribuídos pelos diversos atores nele envolvidos, a saber, o professor orientador, o estudante orientado e a Instituição de Ensino Superior (IES). Esses entendimentos se dão porque, nesse processo, embora existam sugestões institucionais e, por parte da literatura, de práticas de orientação (abordagens) que se tornam quadros de referência para a conduta dos atores, essas mesmas práticas são atravessadas pela trajetória de cada ator, fazendo com que cada um interprete a realidade de forma particular. Nesse sentido, a abordagem teórica do construcionismo social se mostrou pertinente para este trabalho. Aqui, o objeto de pesquisa é a orientação acadêmica na pós-graduação em administração e a unidade de análise é o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo foi compreender como o processo de orientação acadêmica é construído e suas implicações na formação de futuros professores de administração. Para tal fim, esta pesquisa abordou qualitativamente o problema de pesquisa ao avaliar os discursos dos atores envolvidos no processo de construção da orientação acadêmica. Mais especificamente, foram entrevistados nove professores orientadores permanentes e 17 egressos do PPGA, além da análise dos discursos institucionais, transmitidos por meio de seus documentos. Como resultado, foi observado que a trajetória de formação dos atuais professores orientadores se entrelaça à história do PPGA, de tal forma que suas atuais práticas de orientação, perpassam um conjunto de práticas observadas nas condutas de seus orientadores, quando ainda eram estudantes de pós-graduação. Com isso, esses atores criam um filtro de seleção de práticas que os ajuda a reformular o seu “fazer da orientação acadêmica”. Além disso, ficou claro que a orientação acadêmica no PPGA não possui um objetivo previamente estabelecido, de forma que, sua consecução, em linhas gerais, ocorre por meio de práticas sugeridas institucionalmente, mas que, por sua vez, são atravessadas pelas interpretações que os atores fazem da realidade em que estão inseridos. Como consequência, a formação para a carreira docente acaba por requerer habilidades específicas que podem ser formadas nos futuros professores de administração, sendo que essa formação tem por base referencial as experiências passadas, as instruções institucionais e a literatura científica no campo da educação. Finalmente, a orientação contribui para a formação didático-pedagógica dos futuros professores de administração, principalmente, por meio do exemplo pedagógico, isto é, por dar subsídios de práticas de ensino que os futuros professores de administração podem, eventualmente, se amparar em situações diversas da carreira docente. Mesmo apresentando algumas limitações, este trabalho traz contribuições gerenciais e teóricas.

Presidente - CLERIA DONIZETE DA SILVA LOURENCO (Membro)
Interno - MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE (Membro)
Interno - FLAVIANA ANDRADE DE PADUA CARVALHO (Suplente)
Externo à Instituição - LISIANE QUADRADO CLOSS - UFRGS (Membro)