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Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁLVARO LEONEL DE OLIVEIRA CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁLVARO LEONEL DE OLIVEIRA CASTRO
DATA: 27/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O consumo de música e as relações entre gosto e prática: um estudo na cena do metal no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Consumo; Música; Práticas; Gosto; Metal no Brasil.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
O consumo de música é um fenômeno sociocultural que tem despertado o interesse de vários estudiosos no campo acadêmico. À medida em que o acesso a música foi facilitado em função das transformações mercadológicas que ocorreram nas relações entre agentes e infraestruturas, os consumidores desenvolveram gostos e práticas condizentes com as cenas musicais em que estão inseridos. Inicialmente, o gosto musical foi estudado como um elemento de distinção que classificava as classes sociais, e, gradativamente, novas perspectivas incorporaram aspectos da prática de consumo nesta linha de estudos. Entretanto, até o momento, a inexistência de uma estrutura conceitual que seja capaz de articular o arcabouço teórico da prática e do gosto frente ao consumo musical é uma lacuna a ser preenchida na literatura. Neste projeto de pesquisa, busca-se entender de que forma a constituição mútua entre o gosto e as práticas implicam sobre o consumo de música, e como este processo é internalizado e externalizado pelos consumidores situados em uma cena musical. Para esclarecer tais questionamentos, realizar-se-á um estudo na cena brasileira ligada ao gênero musical do metal. Assim, objetiva-se elaborar uma estrutura teórico-conceitual (Artigo 1) que seja capaz de caracterizar as práticas de internalização (Artigo 2) e de externalização (Artigo 3) do gosto que permeiam o consumo de música na cena do metal no Brasil, articulando-as (Artigo 4) no contexto que foi estudado. A presente proposta guia-se pelos pressupostos do paradigma interpretativista, ontologia intersubjetivista e epistemologia construtivista, apoiando-se na Teoria da Cultura do Consumo e na Sociologia do Consumo. Para originar o Artigo 1, utilizou-se do método de Revisão Integrativa de Literatura, observando as recomendações de Torraco (2016). A estrutura conceitual elaborada situa que, em uma cena musical, o processo de aprendizagem em face à formação de um regime de gosto pode ser guiado por ouvintes ativos e/ou plataformas digitais. Desta forma, o gosto é julgado em face às experiências do ouvinte, que aprimora sua capacidade e se torna um ser particular em uma cena musical. Este indivíduo desempenha performances ativas do gosto em uma cena musical, seja no âmbito das comunidades virtuais; ao ritualizar práticas musicais; ou ao frequentar espaços estéticos apropriados. Isto causaria implicações para o gosto musical do ouvinte, podendo, ainda, gerar um novo gosto. O Artigo 1 é imprescindível para desenvolver os artigos empíricos que terão à cena musical do metal no Brasil enquanto contexto de estudo, no intuito de elucidar o modus operandi da estrutura conceitual que foi elaborada. Os procedimentos metodológicos que serão utilizados nos Artigos 2, 3 e 4, consistem nas técnicas de observação não participante em ambientes virtuais, em entrevistas em profundidade para se coletar os dados, e na técnica de análise temática para efetuar a organização, sistematização e interpretação dos resultados

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMERICO PIERANGELI COSTA - UnB (Suplente)
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Interno - MOZAR JOSE DE BRITO (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Externo à Instituição - ROBERTA DIAS CAMPOS - UFRJ (Membro)
Notícia cadastrada em: 21/05/2021 16:39
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