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Banca de DEFESA: ALBERDAN JOSÉ DA SILVA TEODORO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERDAN JOSÉ DA SILVA TEODORO
DATA: 19/08/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Valores pessoais dos consumidores de iogurtes com a imagem de saudáveis sob a perspectiva da cadeia meios-fim


PALAVRAS-CHAVES:

Laddering. Veganismo. Iogurte sem lactose. Iogurte proteico. Alimentação saudável.


PÁGINAS: 228
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

As preocupações do ser humano no que se refere às atividades saudáveis de alimentação
estão cada vez maiores. Atualmente, os avanços biotecnológicos têm facilitado o
surgimento de novos produtos com diversas características distintas de sabor, textura e
composição nutricional. Mediante o exposto, os iogurtes são frequentemente associados
à alimentação saudável, devido aos efeitos positivos que podem proporcionar ao sistema
gastrointestinal. Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de
alimentos do mundo, sendo a indústria alimentícia uma das principais responsáveis pela
arrecadação pecuniária do país. A partir disso, o presente estudo objetiva descrever, sob
a ótica da teoria da cadeia meios-fim, como os valores básicos humanos guiam o
processo de estruturação hierárquica cognitiva dos consumidores de iogurtes com a
imagem saudável, bem como identificar as peculiaridades de cada perfil de segmento de
consumo. Para isso, foram selecionados três diferentes tipos de iogurtes considerados
saudáveis disponíveis no mercado: sem lactose, proteico e vegano. Os iogurtes sem
lactose visam atender os consumidores que possuam intolerância à lactose, advinda pela
falta da lactase, enzima responsável pela hidrolisação deste dissacarídeo. Os iogurtes
proteicos caracterizam-se pelo enriquecimento por meio do uso de concentrado proteico
do leite ou vegetais, e são destinados, usualmente, para atletas e praticantes de
atividades físicas. Os iogurtes veganos, por sua vez, são produtos elaborados à base de
sucos de vegetais visando atender consumidores que se preocupam não só com os
aspectos fisiológicos, mas com questões sobre o meio-ambiente e bem-estar animal. O
estudo fez uso da técnica de entrevista em profundidade laddering e seus respectivos
processos metodológicos, buscando identificar as relações entre as características dos
produtos, as consequências advindas pelo consumo, as quais visam atingir estados finais
de existência. O estudo foi conduzido junto a consumidores assíduos dos produtos em
Minas Gerais e alguns outros estados do país, de modo que os participantes foram
selecionados conforme os critérios estipulados para atender os objetivos desta pesquisa.
Os resultados apontam que os consumidores valorizam as ‘informações nutricionais’,
‘ausência de aditivos’, ‘textura’ e o ‘sabor’ do produto, de modo que seja ‘similar aos
iogurtes convencionais’. Tais características transformam os iogurtes em uma ‘opção
alimentar’ viável, capaz de minimizar ‘ausência de desconfortos físicos’. Ambos os
segmentos de consumos e assemelham na buscam por evitar situações lesivas,
conquistar objetivos e sensações prazerosas, já que os valores básicos humanos de
‘segurança pessoal’, ‘realização’ e ‘hedonismo’ foram predominantes. No que se refere
as diferenças, os consumidores de iogurtes veganos visam contribuir para o bem-estar
animal e meio ambiente, enquanto os consumidores de iogurte proteico buscam se
aprimorar e serem reconhecidos pela aparência física. Os consumidores de iogurtes sem
lactose, por sua vez, se contentam com a segurança em poder consumir o produto.
Academicamente, o uso de dois pontos de corte na interpretação do MHV produz
informações relevantes em estudos sob a ótica das teorias cadeia meios-fim e valores
básicos humanos. Além disso, apontam que os gestores devem se atentar as características do produto e trabalhar estratégias de marketing que levem em conta as

contribuições dessas peculiaridades.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Externo à Instituição - MÁRCIO LOPES PIMENTA - UFU (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Membro)
Presidente - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Externo à Instituição - AMERICO PIERANGELI COSTA - UnB (Suplente)
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 16:48
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