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Banca de QUALIFICAÇÃO: GLENER ALVARENGA MIZAEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLENER ALVARENGA MIZAEL
DATA: 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Brand Management: Avaliação da Personalidade da Marca de Instituições Brasileiras de Ensino Superior


PALAVRAS-CHAVES:

...


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Dentre as estratégias para melhor gerir uma marca, a avaliação da
personalidade da marca tem se consolidado como fundamental para subsidiar estratégias
de diferenciação. Segundo Aaker (1997, p. 347), a personalidade da marca é considerada
“um conjunto de características humanas associadas a uma marca”, proporcionando um
vínculo com o cliente, gerando maior envolvimento nos processos de tomada de decisão de
compra. Nesse ínterim, a marca se torna essencial para o contexto das universidades, que
necessita comunicar seus valores e atributos da marca para o seu público alvo. Os atributos
de uma marca podem ser funcionais, relacionados aos aspectos objetivos e simbólicos,
relacionados aos elementos emocionais, subjetivos. Conforme os estudos de Opoku et al
(2012) os atributos emocionais também são valorizados pelos estudantes ao escolher uma
instituição de ensino, favorecendo a formação de capital intelectual, redução do número de
evasão, além de criar identidade entre estudante e instituição. A personalidade da marca
gera engajamento para a comunidade acadêmica, sentimento de pertencimento e de
comprometimento com a marca. A forma como a universidade se comunica impacta
diretamente na forma como os diversos públicos percebem a sua marca. A gestão da marca
em pleno século XXI é essencial para garantir a sobrevivência e competitividade das
universidades nos quesitos de construção da identidade, na captação de alunos, de
competências, financiamentos e de apoio aos estudantes (MELEWAR & AKEL, 2005).
Dessa forma, este estudo busca explorar dentre os modelos teóricos qual método de
avaliação da personalidade da marca melhor se adequa ao contexto das universidades? O
modelo de avaliação da personalidade da marca de Aaker (1997) seria o modelo mais
adequado para compreender essa realidade? Qual dimensão da personalidade da marca as
universidades têm comunicado nas mídias sociais? Para isso, este estudo de abordagem
metodológica qualitativa, irá entrevistar os responsáveis pelos meios de comunicação das
Instituições Federais de Ensino Superior - IFES do estado de Minas Gerais para
compreender a dinâmica do processo de comunicação da personalidade da marca nas
mídias sociais. Além disso, será realizada uma análise de conteúdo por meio do software
estatístico WordState para identificar a personalidade da marca das IES.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Membro)
Interno - DANIEL CARVALHO DE REZENDE (Membro)
Interno - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Membro)
Externo à Instituição - LAYON CARLOS CEZAR - UFV (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE BARROS VILAS BOAS (Suplente)
Presidente - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 18:43
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