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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 24/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMAS DISRUPTIVOS: A POTENCIAL DISRUPÇÃO DA
TECNOLOGIA EVTOLS E O DESENVOLVIMENTO DO NOVO ECOSSISTEMA DE MOBILIDADE
AÉREA URBANA


PALAVRAS-CHAVES:

Inovação Disruptiva; Ecossistema de Inovação; Modelo de Negócios;
eVTOL; Desenvolvimento de Cenários.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Nas últimas décadas os veículos automotores foram uma importante ferramenta
para o desenvolvimento das sociedades. Mas os veículos que transformaram a mobilidade
urbana também causaram problemas ambientais, econômicos e sociais, podendo-se citar
como principais o congestionamento, poluição atmosférica, riscos de transporte, uso
ineficiente dos recursos, infraestrutura deficiente, custos de manutenção e de
gerenciamento, redução do bem-estar nas cidades, entre outros. Esses são problemas
difíceis de se resolver com os princípios tecnológicos que dominam o mercado atual.
Assim, uma mudança nas tecnologias dos veículos pode resolver os problemas e
impulsionar novos desenvolvimentos econômicos, ambientais e sociais. Para mudança
deste paradigma atualmente focado em tecnologias de veículos a combustão, é possível
que uma disrupção tecnológica e do ecossistema existente seja necessária. Nesse sentido,
novas tecnologias como dos Veículos Elétricos, Autônomos e dos Veículos de
Decolagem e Pouso Elétrico e Vertical (Electric Vertical Take-Off and Landing –
eVTOLs) podem mudar o paradigma existente do setor de mobilidade urbana.
Especificamente, os eVTOLs abrem novas possibilidades para a Mobilidade Aérea
Urbana com o transporte de pessoas por vias aéreas. Considerando que as inovações
disruptivas como tecnologias e modelos de negócios que afetam o padrão dentro de um
ecossistema existente, os eVTOLs são uma tecnologia com potencial para criar um novo
ecossistema de inovação disruptiva. Assim, é necessário compreender a estruturação
desse novo ecossistema frente a essa disrupção. De modo geral, esse estudo objetiva
compreender a perspectiva da inserção da inovação potencialmente disruptiva dos
eVTOLs no desenvolvimento de um novo ecossistema de mobilidade aérea urbana.
Para alcançar este objetivo, este estudo visa elaborar cinco artigos relacionados a cada
um dos objetivos específicos deste estudo. O primeiro estudo (Artigo 1) apresenta uma
estrutura teórico-conceitual para compreender a dinâmica entre as Inovação Disruptiva e
Ecossistemas de Inovação. Este artigo busca realizar uma Revisão Sistemática para
sistematizar a literatura encontrada e compreender a junção das temáticas de Inovação
Disruptiva e Ecossistemas de Inovação de forma conjunta. O segundo estudo (Artigo 2)
busca analisar a mudança do ecossistema das empresas que desenvolvem tecnologias de
veículos automotores urbanos frente a proposta das potenciais disrupções em mobilidade
urbana. Para este artigo, realizou-se uma coleta das missões, visões e valores das
empresas relacionadas a produção de tecnologias de mobilidade urbana em busca de

verificar a mudança do posicionamento do ecossistema das organizações frente a proposta
de novas tecnologias de mobilidade urbana. O terceiro estudo (Artigo 3) busca prospectar
os possíveis impactos tecnológicos, econômicos e ambientais das potenciais disrupções
em mobilidade urbana. Este estudo apresenta uma análise da substituição direta das atuais
frotas de veículos a combustão por veículos com tecnologias de eletrificação, autônomos
e eVTOLs para comparar os impactos econômicos e ambientais das novas tecnologias. O
quarto estudo (Artigo 4) busca prospectar a proposta de valor para desenvolvimento do
potencial ecossistema de inovação disruptiva dos eVTOLs. Esse design visa proporcionar
informações para compreendermos o impacto das inovações dos eVTOLs e colaborar
com a constituição do ecossistema frente a disrupção. E o quinto e último estudo (Artigo
5) busca prospectar os cenários e os modelos de negócios da inovação potencialmente
disruptiva dos eVTOLs na constituição de um novo ecossistema de mobilidade aérea
urbana. Este estudo fará uso das informações coletadas nos primeiros quatro artigos e
desenvolverá cenários para a potencial disrupção tecnológica e de modelo de negócios
dos eVTOLs no mercado mobilidade urbana. Dessa forma, este artigo final da tese busca
compreender o desenvolvimento dessa tecnologia potencialmente disruptiva e dar
flexibilidade de ação para o ecossistema que está sendo abalado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANDRE GRUTZMANN (Membro)
Interno - ANDRE LUIZ ZAMBALDE (Suplente)
Externo à Instituição - FABIO ANTONIALLI - Cetrale (Membro)
Externo à Instituição - ISABELLE NICOLÄI - Cetrale (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Externo à Instituição - VITOR HUGO SANTOS FERREIRA - Cetrale (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/09/2021 17:03
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