Banca de DEFESA: KARINA KELEN DA CRUZ

DISCENTE: KARINA KELEN DA CRUZ
DATA: 10/02/2022
LOCAL: Google Meet

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: estudo dos vieses, atitudes, crenças e valores em decisões financeiras de estudantes de uma universidade pública brasileira

Racionalidade; Finanças Comportamentais; Comportamento; Influências.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração Financeira

As decisões que envolvem aspectos financeiros são complexas considerando que o dinheiro tem vários significados e múltiplas representações as quais variam de pessoa para pessoa e entre culturas. Tal complexidade tem despertado o interesse dos pesquisadores em investigar as atitudes e comportamentos das pessoas com relação ao dinheiro e suas escolhas financeiras. Diante da importância do tema, almejando a contribuição ao campo de Finanças Comportamentais e Psicologia Econômica, o presente trabalho tem por objetivo identificar se os vieses Efeito Certeza, Efeito Reflexão e Efeito Isolamento estão presentes na tomada de decisão financeira dos estudantes (graduandos do curso de Agronomia e graduados em Agronomia que estão realizando pós-graduação) de uma universidade pública brasileira, e se é possível observar associações entre seu comportamento financeiro, perfil e a possível existência desses vieses em suas tomadas de decisões. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, quantitativa exploratória-descritiva, por meio da aplicação de uma survey aos estudantes. Os dados coletados foram processados nos softwares Excel e IBM SPSS e analisados por meio de estatística descritiva, aplicação do teste Qui-quadrado de Pearson de independência e aderência, teste exato de Fisher, análise do coeficiente Phi, estatística V de Cramer e Resíduo ajustado. A partir dos resultados, as hipóteses testadas mostraram-se coerentes ao levantamento teórico, assim, conclui-se que para a amostra estudada, os vieses efeito certeza, efeito reflexão e isolamento estão presentes na tomada de decisão dos estudantes, e que de tal modo, esses não agem de forma estritamente racional, sendo suas preferências nem sempre amparadas somente em sua utilidade atribuída. Além disso, o comportamento financeiro dos estudantes é dependente do sexo, experiência/conhecimento financeiro, origem da renda, experiência familiar e referências financeiras ao longo do tempo. Em síntese, entende-se que este trabalho contribui para a ampliação ao debate do campo das Finanças Comportamentais e ao público estudado, por apresentar implicações sobre os aspectos comportamentais que podem influenciar em sua tomada de decisão financeira.

Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ MEDEIROS - UNIFEI - UNI (Membro)
Externo à Instituição - LELIS PEDRO DE ANDRADE - IFMG (Membro)
Externo ao Programa - ANDRE LUIS RIBEIRO LIMA - DAE/FCSA (Membro)
Externo ao Programa - EDNILSON SEBASTIAO DE AVILA - DAE/FCSA (Suplente)