Banca de DEFESA: ELISA PEREIRA MURAD

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISA PEREIRA MURAD
DATA: 08/03/2022
LOCAL: meet.google.com/ksy-pjmd-ssc

AÇÕES EMPREENDEDORAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NO CONTEXTO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL

Educação Básica; Inovação Educacional; Empreendedorismo Social; Ações Empreendedoras Sociais; Valor Social; Esquema Teórico; Transformação Social; Educação; Educação Empreendedora Social.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A presente pesquisa tem como tema as ações empreendedoras sociais na educação básica no contexto de inovação educacional. Surge do entendimento de que diante de uma realidade complexa composta por múltiplas dimensões faz-se necessário desenvolver práticas inovadoras e processos de aprendizagem em que alunos se tornem sujeitos ativos na construção do conhecimento e na busca de soluções para os problemas que existem na sociedade. Para isso, é importante uma educação que valorize a combinação dos saberes e proporcione um aprendizado que vá além das tradicionais salas de aula, explorando a potencialidade educativa de diferentes espaços e relações, em uma perspectiva cooperativa e solidária. Nesse contexto, se desenvolve a Ação Empreendedora Social (AES), contemplando a relação entre diferentes atores com foco em gerar transformações sociais a partir da educação, estimulando o protagonismo social por meio de ações dialógicas e colaborativas. Assim, articulam-se duas temáticas até então distantes: o Empreendedorismo Social e a Inovação Educacional, tendo em vista que não foram identificados estudos com foco em realizar essa aproximação. Portando, a fim de compreender como ocorre essas ações no contexto educacional, a pesquisa tem como questão: De qual maneira ocorre e quais são os elementos constituintes do processo de uma AES no contexto de inovação educacional? Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o processo e os elementos constituintes de uma AES no contexto de inovação educacional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso interpretativo de abordagem qualitativa de dois projetos desenvolvidos por estudantes em conjunto com seus professores com propósito de gerar soluções para as problemáticas identificadas em suas realidades, de modo a gerar mudanças positivas e significativas. São projetos que se destacam pelo protagonismo dos estudantes, pelo trabalho em equipe, pela criatividade e pela empatia, elementos esses que os tornaram reconhecidos por uma iniciativa global que premia iniciativas na educação. Para o levantamento de dados foram utilizadas como técnicas a análise de documento e a realização de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foi realizada a Análise de Narrativa, a partir das falas dos entrevistados a respeito do histórico da iniciativa, os sentimentos, motivações e conhecimentos envolvidos, as atividades realizadas, os recursos mobilizados, a solução desenvolvida, os resultados obtidos, e questões relacionadas à inovação na educação e transformação social. Assim, buscou-se analisar o processo da AES tendo em vista os elementos que foram elaborados a partir da fundamentação teórica e do contato com o campo, os quais são: agente; ação coletiva e cooperativa; identificação de oportunidades; desenvolvimento da solução; intervenção; geração de valor social. A partir disso foi possível analisar as iniciativas e o contexto de inovação educacional, bem como os elementos da Ação, e assim compreender o processo de uma AES na Educação, culminando na criação de um esquema teórico para embasar novas ações inovadoras pela educação que visem gerar valor social. Por meio dos resultados foi possível identificar que os projetos desenvolvidos envolveram um processo de aprendizagem em que alunos, com a orientação de seus professores, realizaram reflexões, questionamentos e investigações, definiram problemáticas e empreenderam ações, por meio da identificação de oportunidades para resolver problemas sociais. Os estudantes, em interação com diferentes atores sociais, no contato com a comunidade e com os saberes do território, criaram soluções inovadoras para os problemas identificados, combinando conhecimentos e gerando intervenções, com foco em melhorias no processo para atender as necessidades percebidas. Ao final, vê-se o desenvolvimento dos indivíduos, contemplando uma gama de competências a partir da experiência com problemas reais, bem como a geração de valor social a partir das soluções elaboradas, as quais foram colocadas em prática. Deste modo, emerge a transformação social, a qual evidencia o protagonismo dos estudantes e o potencial que possuem de gerar mudanças positivas no mundo. Com isso, vê-se que a tese proposta no estudo foi respondida, concluindo que a Ação Empreendedora Social é um importante caminho para o desenvolvimento de novas práticas na educação que visam desenvolver estudantes como agentes de transformações, ao atuarem em iniciativas que geram valor social, a partir da identificação de oportunidades e da mobilização de recursos para gerar soluções inovadoras. Logo, a Ação ocorre em um contexto de inovação educacional, onde os sujeitos lidam com diferentes desafios, dentre eles os relativos a um modelo de educação tradicional que sofre constantes questionamentos, os quais demandam por mudanças e novas perspectivas. Nesse sentido, a abordagem defendida na presente tese torna-se relevante, por desvelar alternativas por meio de ações que visam gerar transformações por meio da formação de indivíduos, questão essa que ainda não foi identificada na literatura, mas que ganha interesse tendo em vista a importância do empreendedorismo social para a sociedade.

Externo à Instituição - ALEX FERNANDO BORGES - UFU (Membro)
Presidente - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)
Interno - DANY FLAVIO TONELLI (Suplente)
Interno - JOSE DE ARIMATEIA DIAS VALADAO (Membro)