Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO PEREIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO PEREIRA COSTA
DATA: 30/06/2022
LOCAL: meet.google.com/vha-vgvz-hpc

PROJETO DE VIDA: O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO EMPREENDEDORA

Educação de Jovens e Adultos. Educação empreendedora. Empreendedorismo. Metodologias ativas. Projeto de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A literatura acerca do empreendedorismo tem apresentado uma tendência crescente de estudos sobre a área e de suas implicações para outras áreas de conhecimento, resultando em subáreas que promovem o empreendedorismo, democratiza o tema e permite aprofundar e amadurecer as discussões para uma maior compreensão sobre a temática. Esta pesquisa apresenta a educação empreendedora como possibilidade para o estímulo voltado ao autoconhecimento e promotora de competências e habilidades a serem aplicadas em diferentes contextos. À medida que a educação empreendedora contribui para o desenvolvimento do protagonismo do estudante para além do processo de aprendizagem, o pensamento freiriano enfatiza o papel da educação como espaço identitário e provocador da realidade para a formação de sujeitos críticos e participativos na sociedade. Visto a importância de uma educação que integra a experiência e a realidade do estudante ao processo de ensino-aprendizagem, as metodologias ativas se destacam pelas estratégias dinâmicas e instigantes para uma participação ativa dos estudantes, alinhado à valorização do protagonismo docente enquanto sujeito humanizador, catalisador, orientador e parceiro. De certo, a utilização das metodologias ativas para promover a educação empreendedora no ambiente de ensino, especialmente, aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos representam um campo a ser explorado, posto que esses sujeitos possuem características distintas dos estudantes da educação regular, pela relação que eles possuem com o mercado de trabalho e por fatores histórico, social e cultural que o levaram a afastar-se do direito a escolarização para ingressar no mercado de trabalho. Assim, ao retomar a educação formal, os estudantes da EJA almejam uma realização pessoal e/ou profissional para ascender na sociedade. Nessa perspectiva de a Educação de Jovens e Adultos ser uma modalidade de ensino noturno, voltado para atender aqueles que tiveram que abdicar desse direito, as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) salienta a importância do currículo da EJA articular práticas que se relacionam com a formação profissional. Com isso, o componente curricular Projeto de Vida está estruturado de forma a desenvolver o autoconhecimento a partir do reconhecimento das experiências dos estudantes da EJA e ações que reverberam a relação educação, mercado de trabalho e competências para o século XXI. Posto isso, o objetivo dessa pesquisa busca compreender o componente curricular Projeto de Vida e verificar possibilidades de inserção da educação empreendedora por meio das metodologias ativas. Para atender ao objetivo proposto, o percurso metodológico adotada parte da pesquisa documental nos documentos oficiais do Estado de Minas Gerais acerca do componente curricular pesquisado e do plano de ensino elaborado para a EJA, e técnicas da pesquisa-ação para desenhar, aplicar e acompanhar in loco a proposta de intervenção que consiste da parte teórica sobre o empreendedorismo e, posteriormente, a aplicação do jogo tabuleiro do empreendedor para os estudantes da EJA. Ademais, na medida em que o jogo vai sendo desenvolvimento, o participante é estimulado a investigar a sua realidade e refletir acerca do fenômeno no qual está inserido, o tornando um agente problematizador e transformador da realidade. Consequente a aplicação do jogo, esta pesquisa ambiciona contribuir para a promoção de estudos teóricos acerca da importância da EJA para a sociedade brasileira, para práticas que abarcam a experiência dos estudantes da EJA e possam explorar essas experiências afim de ir ao encontro da motivação que leva o estudante a retomar seu processo de formação, contribuindo para possibilidades de ascensão desses sujeitos.

Externo à Instituição - ROSE MARY ALMEIDA LOPES - ESPM (Membro)
Interno - PATRICIA APARECIDA FERREIRA (Suplente)
Presidente - DANIELA MEIRELLES ANDRADE (Membro)
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Membro)